{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Geral

Governador Ratinho Jr. destaca a importância da enfermagem na luta contra a Covid-19

há 6 anos

Redação

Publicidade
Governador Ratinho Jr. destaca a importância da enfermagem na luta contra a Covid-19
Publicidade

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Enfermagem, o governador Carlos Massa Ratinho Junior reiterou o papel fundamental desses profissionais que atuam na linha de frente da saúde e que agora se destacam no enfrentamento da Covid-19. Ele se reuniu nesta terça-feira (12), no Palácio Iguaçu, com representantes da classe, para homenagear os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que trabalham nos serviços de saúde Paraná. 

“O momento que vivemos é também uma grande oportunidade para toda a sociedade reconhecer e valorizar o sistema de saúde e a dedicação dos profissionais que atuam nessa área. A população está percebendo o trabalho dos nossos heróis da saúde, que trabalham ainda mais agora”, disse.

 “Deixo a nossa gratidão a todos os profissionais de enfermagem, que colocam a vida em risco para proteger os paranaenses. Eles vivem pela saúde, acordam e dormem pensando em cuidar dos outros”, afirmou.

MAIS DESAFIOS - Além da pandemia do novo coronavírus, lembrou o governador, o Estado enfrenta outros desafios, como o sarampo, a dengue e a crise hídrica que também implica no atendimento de saúde. “Mesmo neste momento de dificuldade, conseguimos, com o apoio de todos que atuam neste setor, a manter o controle e o planejamento para enfrentar esses problemas”, destacou.

“Além da estrutura profissional, também temos a chance de reconhecer a eficiência do Sistema Único de Saúde, principalmente no Paraná, que tem um setor diferenciado e que é referência”, afirmou.

VALORIZAR - O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que o Estado atua diariamente para valorizar esses profissionais. Na segunda-feira (12), o Hospital Oswaldo Cruz, em Curitiba, passou a fazer testagem dos trabalhadores da saúde e da segurança pública para a Covid-19. A ideia é que o serviço seja levado também para outras regiões. “Vamos expandir o drive thru para testagem também para Londrina, Maringá e Cascavel, dar atenção a quem cuida das pessoas”, explicou. 

“Para podermos enfrentar essa pandemia, contamos com todos os profissionais da saúde, principalmente com as enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem. Queremos agradecer a esta categoria que, de uma forma direta ou indireta, estão na linha de frente de combate à Covid-19”, disse o secretário.

PROFISSIONAIS – De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), 100 mil profissionais trabalham na área da enfermagem no Paraná, e cerca de 2 milhões em todo o Brasil. Pelo menos mil enfermeiros atuam nas UTIs do Estado. Um levantamento divulgado na semana passada pelo IBGE coloca o Paraná entre os dez estados com a melhor estrutura profissional do País para o enfrentamento ao novo coronavírus, com 128 enfermeiros para cada 100 mil habitantes.

A presidente do Coren, Simone Peruzzo, ressaltou que grande parte da categoria é formada por mulheres, que se dedicam para dar um atendimento de qualidade a todos os pacientes que passam desde as unidades de saúde até os hospitais especializados. “Além do acolhimento, sermos recebidas pelo governador é um reconhecimento e uma homenagem à nossa categoria, formada majoritariamente por mulheres que assistem ao próximo na linha de frente, de segunda a segunda, sem feriados ou Dia das Mães”, disse. 

De acordo com ela, o momento é desafiador mesmo para quem atua há anos na área. “Tenho 40 anos de profissão e mesmo com grandes desafios, como a Aids e a H1N1, e nunca enfrentei uma pandemia que se iguale a esta”, contou.

“Muitos profissionais optaram por não voltar para casa para não contaminar a família, estão em alojamentos ou hotéis. É um convívio direto com a doença e, consequentemente, com o medo. Não tem como não bater a angústia com a evolução dos pacientes e também com o futuro. É um momento delicado, mas estamos apoiando esses trabalhadores o tempo todo”, explicou. 

SEMANA DA ENFERMAGEM – Entre os dias 12 e 20 de maio, é comemorada a Semana Brasileira de Enfermagem. O dia 12 de maio marca o nascimento de Florence Nightingale, pioneira no tratamento de feridos em batalhas e fundadora da enfermagem moderna.

Da Agência Estadual de Notícias

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Paraná reforça ações do Novembro Vermelho diante de 920 novos casos anuais de câncer de bocaEstimativas do Instituto Nacional de Câncer entre os anos de 2023–2025, apontam uma média de 920 novos casos por ano no Estado, 720 em homens e 200 em mulheres
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Governador Ratinho Jr. destaca a importância da enfermagem na luta contra a Covid-19 | D'PontaNews