O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) convocou os prefeitos das maiores cidades do Paraná e associações para duas reuniões de emergência sobre o momento crítico da pandemia de COVID–19. Após os encontros na noite desta quinta, o governador apresenta nesta sexta-feira (26), no Palácio Iguaçu, um panorama do cenário da pandemia no Estado e anuncia novas medidas de enfrentamento ao coronavírus às 11h. O secretário da Saúde, Beto Preto, também deve participar.
De acordo com Ratinho Junior, houve crescimento de 900% na fila de pessoas procurando por leitos, seja enfermaria ou UTI, de Covid-19. O aumento exponencial já tinha sido alertado pelo secretário Beto Preto, que chegou a declarar que o Paraná está em situação de ‘colapso iminente’.
“Serão dias turbulentos, mas as medidas servirão para salvar vidas. Não podemos ter um colapso na saúde. Vamos vencer mais esse momento. Além disso, há muitos jovens sendo internados, o que antes não ocorria, e houve um aumento de 900% na fila de pessoas precisando de leitos hospitalares. É um cenário gravíssimo”, alega Ratinho.