A gripe do tomate, ou febre do tomate, surgiu na Índia, no estado de Kerala, e é considerada uma infecção viral que, apesar de não ser letal, é bastante contagiosa, como as outras gripes, e atinge principalmente crianças. Na Índia, a doença já foi registrada em 82 crianças com menos de 5 anos.
Um artigo publicado por três pesquisadores na revista científica ‘The Lancet’ revela que os sintomas da gripe do tomate são semelhantes aos da Covid-19, como febre, fadiga, dores no corpo; porém o vírus não está relacionado ao Sars-CoV-2. O estudo indica que esta doença poderia ser um efeito posterior da chikungunya ou da dengue em crianças.
Outra hipótese apontada pelo estudo é de que o vírus seja uma nova variante da doença viral ‘mão-pé-boca’, uma infecção comum que atinge principalmente crianças com idades entre 1 e 5 anos e adultos imunocomprometidos.
Sintomas
Os principais sintomas observados em crianças com gripe do tomate são semelhantes aos da chikungunya, que incluem febre alta, erupções cutâneas e dores intensas nas articulações. Ela ganhou esse nome devido à erupção de bolhas vermelhas e dolorosas por todo o corpo que gradualmente aumentam para o tamanho de um tomate. Essas bolhas se assemelham às observadas na varíola dos macacos em indivíduos jovens.
Assim como em outras infecções virais, os sintomas incluem fadiga, náuseas, vômitos, diarreia, desidratação e dores no corpo. O tratamento consiste em isolamento, repouso, ingestão de líquido e bolsas de água quente para aliar a irritação da pele. Até o momento não há medicamentos ou vacinas disponíveis específicas para tratamento ou prevenção desta doença.