Domingo, 08 de Dezembro de 2024

Guarda Municipal de Ponta Grossa passa a integrar sistema estadual de segurança

2020-08-11 às 10:46

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) assinou três novos  termos de cooperação técnica e compartilhamento de dados nesta segunda-feira (10/08). Os acordos foram firmados com Apucarana, Pontal do Paraná e Ponta Grossa, na sede da Pasta, em Curitiba. A partir de agora, as Guardas Municipais destes locais poderão registrar boletins de ocorrência no sistema de integrado do Estado. Ao mesmo tempo, as polícias Militar e Civil passam a ter acesso às câmeras de monitoramento destas cidades.

“Nossa rede de compartilhamento tem aumentado semanalmente. Já estamos com quase 20 municípios integrados e buscamos aumentar ampliar cada vez mais, porque quem ganha com esta cooperação técnica entre Estado e municípios é, principalmente, a população”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

O secretário lembrou que quanto mais municípios aderirem a esta rede, mais ágil e efetivo se tornam o trabalho das forças de segurança. “A partir do momento que as polícias passam a ter acesso a câmeras de monitoramento, por exemplo, fica cada vez mais fácil investigar um crime, já que poderemos ter imagens da ocorrência e de veículos usados”, explicou.

Com o termo firmado, os guardas municipais destas cidades poderão verificar dados do Business Intelligence (BI), sistema de estatísticas criminais da secretaria estadual. “Segurança Pública depende muito de informação. Nós temos homens e mulheres que estão lá na fronte e o compartilhamento de informações é fundamental para que tenhamos efetividade nas ações feitas na área de segurança”, destacou o prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac).

Em Pontal do Paraná, segundo o prefeito Fabiano Alves Maciel, os benefícios da assinatura do termo aparecerão no trabalho diário do efetivo da guarda, principalmente durante as temporadas de verão. “Temos uma demanda muito grande nessa época do ano, então, é mais um elo entre o município e Estado do Paraná, para proporcionarmos mais segurança, tanto para os moradores da cidade, quanto para os turistas que visitam nosso litoral”, afirmou.

O termo permitirá também que servidores municipais da segurança de Apucarana, Pontal do Paraná e Ponta Grossa passem a consultar e inserir relatórios e informações no sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU). Além disso, com o convênio, as Guardas Municipais terão acesso às informações de mandados gerais e da situação de veículos em relação a possíveis irregularidades ou questões administrativas.

“Em uma abordagem, se precisamos conferir uma placa de veículo, o nome de uma pessoa ou um mandado de prisão, por exemplo, e não temos acesso a estas informações, ficamos de mãos atadas. Então, isso é muito importante para a segurança de Pontal do Paraná e só temos a agradecer ao prefeito e ao secretário da Segurança Pública do Paraná que viabilizaram tudo e fizeram acontecer”, afirmou o comandante da Guarda Municipal de Pontal do Paraná, Valdinei Fonseca.

O secretário municipal da cidadania e segurança, Ary Lovato, destacou que a expectativa é de que a parceria reduza o tempo de atendimento de Guardas Municipais a ocorrências gerais. “Esta é uma conquista de Ponta Grossa. Temos uma Guarda Municipal muito atuante e, com o acesso a estes dados, vamos ter uma redução no tempo da ocorrência e maior efetividade da ação”, afirmou.

Em contrapartida, a Segurança Pública poderá acessar dados de contribuintes dos três municípios relativos à segurança, saúde e educação, assim como a notificações de agravo contra a mulher e a criança. Os municípios ainda ficam responsáveis por fornecer à SESP a Base Cartográfica de suas cidades, com pontos de interesse para a Pasta.

Além disso, dados pessoais dos contribuintes dos três municípios também serão disponibilizados ao Estado. “A partir de agora, policiais militares e civis terão acesso, inclusive, ao endereço e aos números de documentos, como RG e CPF, entre outras informações. Isso auxiliará os nossos profissionais da Segurança Pública a identificar pessoas e veículos, por exemplo”, explicou o secretário coronel Marinho.

PRESENÇAS – Estiveram presentes nos três eventos o secretário Estadual da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares; a chefe de gabinete da SESP, delegada Luciana de Novaes, o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da SESP, capitão Cláudio Todisco, e o assessor civil da SESP, delegado Vinicius Augustus de Carvalho.

Na assinatura do termo de cooperação entre SESP e Apucarana, além do prefeito, esteve presente o secretário Estadual da Saúde, Beto Preto, e o diretor da Guarda Municipal, Alessandro Carleti. Além do prefeito e do comandante da Guarda Municipal, a assinatura do convênio com Pontal do Paraná contou com a presença do procurador-geral da cidade, Jorge Pilotto, e do diretor-geral da Secretaria Municipal de Segurança, Mauro Araújo.

Já no evento de assinatura do termo com Ponta Grossa, além do secretário da da cidadania e segurança, esteve presente o comandante da Guarda Municipal, Edson Witek.

Imagens/informações: SESP/PR.