Todos os guias com função das equipes de coordenação das locais e núcleos das Oficinas de Oração e Vida estarão reunidos, neste domingo (26), a partir das 7h30, em assembleia nacional. O encontro presencial será na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na Vila Estrela, em Ponta Grossa, e tem como objetivo relatar sobre a eleição que escolheu nova coordenadoria internacional, os membros auxiliares, além de tratar de temas que dão continuidade à consolidação da ‘refundação’ e que devem ser levados a todos os guias do mundo.
“Em especial, nesta assembleia trataremos sobre a oração e a fraternidade. Também vamos detalhar a votação para coordenação internacional que aconteceu no mês de novembro de 2021, onde o colégio eleitoral escolheu a coordenação membros auxiliares”, adianta a coordenadora nacional das Oficinas de Oração e Vida /Nacional Brasil Oeste 01″, Sumara Troyner Scoss. Ela lembra que a assembleia nacional acontece a cada triênio e, excepcionalmente, em 2021, aconteceu no formato online. A Coordenação Brasil Oeste 01/NBO é composta por 19 locais/núcleos estabelecidos em Castro, Curitiba, Ipiranga, Irati, Imbituva, Lapa, Ponta Grossa, Palmeira, São José dos Pinhais e Telêmaco Borba.
Segundo Sumara, sempre que ocorre uma assembleia internacional, logo em seguida, há o seu desdobramento, com a realização da assembleia nacional. “Houve duas em um período de tempo menor porque o coordenador internacional renunciou e foi necessário acontecer uma assembleia internacional para eleger o novo coordenador internacional”, explica, citando que a assembleia é necessária para cumprir com os preceitos estabelecidos e repassar todos os assuntos tratados na assembleia internacional. “Assim como acontecerá as jornadas, pós-assembleia, que os coordenadores e guias em função farão com os guias das locais e núcleos. É de nossa responsabilidade não deixar nenhum guia sem estas informações e vivência dos temas da assembleia, temas estes muitíssimo importante para os TOV e para a espiritualidade de cada guia”, acrescenta.
No domingo, participarão a coordenadora Zonal Brasil Oeste, Sirley Serrano da Silveira, e o encarregado de materiais da Zonal Brasil Oeste, Adilson Bruno da Silveira, que estarão fazendo uma visita de pastoreio. “Será a primeira vez que nos encontraremos pessoalmente em família TOV, para orar, estudar e planejar nossas ações futuras. Certamente, será um dia memorável”, afirma, ela que participa da Paróquia São Pedro Apóstolo de Ponta Grossa como guia das Oficinas de Oração e Vida e ministra da Eucaristia.
A Coordenação Brasil Oeste 01 é composta por cinco pessoas, além da coordenadora: Ivete Mazzure Bueno (secretária), Simone Siqueira (tesoureira), Silvia Ângela Guimarães Kulza (encarregada de material), Fernanda Trombetta Gonçalves (encarregada da Escola de Preparação de Guias) e Natália Konopaski (Guia TOV Jovem e Adolescentes). “É de responsabilidade da nossa coordenação, antes de tudo e sobretudo, ser animadora e dinamizadora da vida de oração e devoção de todos os guias que estão sob os nossos cuidados. Dentro das nossas funções, também cabe a nós apoiar, orientar, corrigir e estimular as coordenações locais e núcleos”, detalha.
Ainda cabe à coordenação nacional preparar o calendário anual, oportunizando retiros anuais para os guias, encontro de experiência de Deus, pensar no Dia Universal do Guia e incentivar as Escolas de Preparação para Guias.
TOV
Talleres de Oración y Vida, ou, Oficinas de Oração e Vida é uma escola de oração e prática da oração. Vivencia tudo o que se aprende de ensinamentos que a Sagrada Escritura apresenta. A Oficina de Oração e Vida serve a comunidade com oficinas para adultos, jovens, adolescentes e crianças, além de oferecer cursos para casais, cursos bíblicos, palestras, jornadas de evangelização, círculos de oração e vida e o encontro de experiência de Deus. “Foi nestes encontros que nosso fundador, frei Ignácio Larranaga, iniciou as Oficinas de Oração e Vida”, lembra Sumara.
Para participar das Oficinas de Oração e Vida você pode entrar em contato com a secretaria da sua paróquia, falar diretamente com um guia – se você conhece algum – ou ainda entrar em contato com a coordenação da nacional pelo 98812-0080. “Milhares de pessoas já se beneficiaram das Oficinas de Oração e Vida, e recuperaram o sentido e o encanto pela vida, tornando-se amigos e discípulos de Jesus”, destaca.
da assessoria