Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Hemepar de Ponta Grossa faz apelo para doações de sangue tipo O-

2020-05-04 às 17:21

A unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Ponta Grossa está precisando de doações de sangue tipo O-. “O nosso banco de sangue está atendendo somente a demanda, não temos excedentes, porém com falta do O-“, explica a chefe do Hemonúcleo, Nelsi de Oliveira Zakszenski. Ela ainda explica que devido à pandemia de coronavírus, novas medidas de prevenção estão sendo tomadas. “Só entra quem estiver de máscara e tiver feito o agendamento online”, complementa. No entanto, Nelsi pede que para os doadores com sangue tipo O- liguem para o Hemepar de Ponta Grossa informando a intenção de doar. “Esse doador entra como convocado. A gente conversa com um e outro e dá prioridade para ele”, explica.

A chefe do Hemonúcleo ainda pede para que quem agendou horário de doação compareça ou desmarque o horário, caso não possar ir. “Cerca de 20% dos agendamentos não vêm, e isso acaba atrapalhando a coleta, tira o lugar daquela pessoa que quer vir doar”, comenta. Atualmente, o Hemepar de Ponta Grossa está realizando, no máximo, 10 coletas por hora.

Com relação à Covid-19 o Hemepar está fazendo algumas orientações para os doadores. “Quem teve qualquer processo infeccioso deve aguardar 15 dias para doar sangue, iniciando a contagem a partir do primeiro dia que a pessoa ficou curada”, explica Nelsi. No caso da vacina contra a gripe, deve-se aguardar ao menos 48 horas após a aplicação para fazer a doação.

O Hemepar Ponta Grossa está atendendo na Rua Augusto Ribas, 131, no antigo CAS Central. O telefone para contato é o (42) 3223-1616, e os agendamentos para doações podem ser realizados aqui.

Foto: Agência Estadual de Notícias