Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Homem é diagnosticado com HIV, Covid e varíola dos macacos ao mesmo tempo

2022-08-25 às 17:32
Foto: Reprodução/R7

Um italiano de 36 anos foi diagnosticado com três vírus ao mesmo tempo: HIV, monkeypox (causador da varíola dos macacos) e Sars-CoV-2 (da Covid-19). O caso de tripla infecção é o primeiro no mundo e foi publicado na revista científica ‘Journal of Infection’ na sexta-feira (19).

O paciente tinha visitado a Espanha entre 16 e 20 de junho. No dia 2 de julho, ele já havia sido diagnosticado com Covid-19 e no dia 5 de julho deu entrada no Hospital Universitário de Catânia, na Itália, com sintomas como febre, dor de gargante, fadiga e dor de cabeça.

Segundo o estudo publicado na revista científica, no mesmo dia do diagnóstico de Covid, uma erupção começou a se desenvolver no braço esquerdo do paciente e outras lesões começaram a aparecer.

No atendimento no hospital, o paciente relatou que tomou duas doses da vacina contra a Covid-19 e realizou o teste de HIV em 2021 (com resultado negativo). Ele ainda contou que teve relações sexuais desprotegidas durante a viagem na Espanha. Os médicos pediram novos testes de HIV e testagem para monkeypox, ambos tiveram resultados positivos.

O paciente não teve complicações nos quadros de Covid-19 e de varíola dos macacos. Ele iniciou o tratamento para a HIV com uma combinação tripla de medicamentos e foi liberado para isolamento domiciliar. “Como esse é o único caso relatado de coinfecção pelo vírus da varíola do macaco, Sars-CoV-2 e HIV, ainda não há evidências suficientes que apoiem que essa combinação possa agravar a condição do paciente”, afirmam os pesquisadores.

do RicMais