Na última quinta-feira (31) o inventor amador Vladimir Trapeznikov, de 88 anos, morreu após se envolver em uma explosão envolvendo um heilicóptero que havia construído sozinho. O homem residia na região de Kirov, na Rússia, e era conhecido pela sua paixão pela aviação caseira, sendo conhecido como “o inventor do sonho de voar” pelos moradores locais.
Vladimir ganhou notoriedade em 1985 ao realizar voos com sucesso em um dos modelos que projetou, chegando a aparecer em curta-metragens e programas de TV. Ao longo dos anos, o inventor chegou a construir cinco aeronaves com recursos própiros e conhecimentos adquiridos de forma autodidata. De acordo com a a Promotoria de Transportes da Região do Volga, o acidente aconteceu ainda no solo, durante o acionamento do motor.
Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos causados. Além de inventor, Vladimir trabalhava como motorista de caminhão em uma madereira. Ele era uma figura admirada pela comunidade, especiaalmente por aqueles que possuiam interesse na engenharia alternativa e no voo experimental.
Com informações do Portal CGN