Sábado, 14 de Dezembro de 2024

IAT suspende acesso a parques e montanhas a partir deste final de semana

2020-09-18 às 09:56

Depois de aglomerações e até uma tentativa de distribuir senhas para evitar aglomeração, o Instituto Água e Terra (IAT) determinou, nesta quinta-feira (17), a suspensão temporária de visitação das Unidades de Conservação: Parque Estadual Pico do Marumbi, Parque Estadual Pico Paraná, Parque Estadual da Serra da Baitaca e Parque Estadual de Ibicatú.

O documento, assinado pelo diretor presidente do IAT, Everton Luiz da Costa Souza, entra em vigor já neste fim de semana. A visitação nos picos e morros estava permitida desde o dia 15 de agosto, mas com restrições. Foram proibidos acampamentos, práticas esportivas coletivas e eventos dentro dos locais.

Os locais são utilizados para trilhas. No entanto, houve o registro de um movimento bem acima do normal durante os últimos meses. Muitas pessoas escolheram esses locais para realizar atividades durante a pandemia do novo coronavírus.

Mesmo com fiscalizações, no último feriado, por exemplo, mais de seis mil pessoas fizeram cadastro para acessar as trilhas do Morro do Anhangava, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.

FISCALIZAÇÃO – Para garantir o cumprimento da Portaria, oficiais do Batalhão de Polícia Ambiental e voluntários da Fepam fiscalizarão as áreas de proteção.

A medida é por tempo indeterminado. Será observado o comportamento das pessoas nesse período, assim como a situação da pandemia e estiagem.

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, afirma que é necessária maior conscientização por parte dos visitantes. “Muita gente que não está acostumada com as visitações em áreas de preservação natural tem frequentado os parques como forma de lazer durante a pandemia, mas é importante reforçar as medidas de segurança e de preservação ambiental para o bom funcionamento dos parques”.

OUTROS PARQUES – Os demais Parques Estaduais reabertos no dia 15 de agosto, pela portaria nº 223/2020, continuam em funcionamento. No entanto, os municípios que optarem por manter as UCs fechadas possuem autonomia garantida pelo Supremo Tribunal Federal para continuar com a suspensão.

do Portal Bem Paraná e AEN