Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Igrejas e Exército auxiliam na distribuição do ‘Cartão Comida Boa’ no Paraná

2020-05-08 às 17:27

As secretarias de Estado da Justiça, Família e Trabalho e da Agricultura e Abastecimento e a Celepar apresentaram nesta sexta-feira (08) o cronograma e processo de distribuição do Cartão Comida Boa em Curitiba, a partir da próxima segunda-feira.

Serão 67 pontos de entrega na Capital, em igrejas evangélicas e católicas, que contarão com o apoio do Exército na organização, sob orientação da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

“É um apoio do Governo do Estado para que  pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social poderem se alimentar”, disse o secretário da Justiça, Nei Leprevost. “Em Curitiba, a entrega dos vouchers será de segunda a quarta-feira da próxima semana, e é importante que as pessoas procurem pelos endereços dos pontos de entrega no site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br. Também no site os inscritos no CadÚnico podem saber, digitando o seu CPF, se têm direito ao auxílio”, explicou Leprevost. 

CALENDÁRIO – São 91,4 mil famílias beneficiadas em Curitiba, por isso é muito importante, para evitar aglomerações, que seja respeitado o calendário de retirada dos cartões.

Nascidos em janeiro e fevereiro devem retirar na segunda-feira (11/05) pela manhã; nascidos e março e abril retiram na segunda à tarde; nascidos em maio e junho retiram na terça-feira (12/05); nascidos em julho e agosto, na terça à tarde; nascidos em setembro e outubro devem ir aos pontos de entrega na quarta-feira (13/05) pela manhã; e os nascidos em novembro e dezembro, na quarta à tarde.

Nos municípios do Interior do Estado, o calendário de distribuição está a cargo de cada prefeitura. 

“É fundamental, também, portar os documentos pessoais RG e CPF e estar usando máscara protetora”, lembrou o diretor de Família e Desenvolvimento Social da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Cristiano Ribas. No momento da retirada o beneficiário deve ainda cadastrar uma senha, que será exigida na hora de comprar os produtos.

RECURSOS – O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lembrou que parte dos recursos arrecadados com ICMS vão para um Fundo da Pobreza, gerido pela Secretaria da Fazenda. O governador Ratinho Junior decidiu usar esses recursos para entregar R$ 50 por mês a cada família para a compra exclusiva de alimentos, inicialmente em três parcelas.

“É uma ação humanitária e solidária para amparar famílias que já estavam vulneráveis e as que se tornaram ainda mais vulneráveis por conta da pandemia”, disse ele. Todos os pontos de troca cadastrados pela Secretaria da Agricultura estão também disponíveis no site. 

INFORMAÇÕES  – O site www.cartaocomidaboa.com.br , criado e pela Celepar, traz todas as informações necessárias para o cidadão se informar e saber se tem direito ao cartão, onde retirá-lo e quais são os pontos de troca por alimentos. 

 “É um site de consulta bem simples, com dois cliques e com o número do CPF a pessoa já pode saber se está credenciada ou não”, explicou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Outra forma de receber informações sobre o Comida Boa é o telefone 0800 200 4150: “Muitas vezes a pessoa não tem acesso à internet, mas consegue também pelo telefone saber se seu CPF está credenciado”, lembrou  Moura.

Participaram da entrevista, ainda, o coronel Cesar Augusto Rosa de Araújo, comandante interino da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), e o pastor Marciano Ortencio, Presidente Núcleo de Pastores, e o

SERVIÇO
Entrega do Cartão Comida Boa em Curitiba
LOCAIS DE RETIRADA:
 Consultar o site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br/cidadao.html

DATAS E HORÁRIOS:
SEGUNDA (11/05):
 Manhã (8h às 12h): nascidos em janeiro e fevereiro / Tarde (12h às 16h): nascidos e março e abril
TERÇA (12/05): Manhã (8h às 12h): nascidos e maio e junho / Tarde (12h às 16h): nascidos e julho e agosto
QUARTA  (13/05): Manhã (8h às 12h): nascidos em setembro e outubro / Tarde (12h às 16h): nascidos e novembro e dezembro.

Informações/Imagem: AEN