O Instituto Mundo Melhor, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, está produzindo conteúdos audiovisuais específicos para a capacitação de profissionais e voluntários que estão na linha de frente em apoio às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Esses materiais são focados em temáticas de saúde e visam preparar melhor os envolvidos para lidar com as demandas sanitárias.
A iniciativa ganha ainda mais força com a participação da Polícia Civil do Paraná, que por meio do projeto PCPR na Comunidade, está replicando os conteúdos no Rio Grande do Sul, garantindo que as informações cheguem aos locais mais necessitados. Para o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mário Goes, a parceria com o IMM e a Santa Casa de Ponta Grossa é muito importante para que consigam levar informações de qualidade, informações técnicas com uma linguagem acessível para que as pessoas possam se proteger contra os perigos de doenças geradas pelas enchentes.
Os conteúdos produzidos, que fazem parte do projeto ‘Linha da Vida’, incluem o manejo de doenças transmitidas pela água e medidas de prevenção e controle das doenças. A iniciativa visa garantir que tanto os profissionais da saúde quanto os voluntários estejam preparados para enfrentar as adversidades e oferecer o melhor atendimento possível às pessoas afetadas.
“Diante de todos os acontecimentos que atingiram a população do Rio Grande do Sul, essa foi uma das maneiras de poder contribuir para que a população possa se prevenir e tratar de forma correta as doenças infectocontagiosas que podem aparecer em decorrência do cenário atual das cidades afetadas pela enchente”, ressalta a relações públicas e governamentais da Santa Casa, Amanda Costa.
do IMM