Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024

Instituto Mundo Melhor qualifica profissionais através do projeto Jovem Mãe

2021-12-16 às 16:31
Foto: Aline Jasper

Intitulado com um nome que resume seu propósito, o projeto Jovem Mãe, desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor, é um programa de educação voltado para adolescentes grávidas. Com o apoio das Faculdades Pequeno Príncipe, uma das iniciativas é a capacitação de profissionais de saúde e servidores públicos que prestam atendimento a essas jovens e seu entorno. Os números apontam que esse trabalho não para de crescer, somente no último ano, os cursos online atingiram 25 cidades, em quatro estados brasileiros, capacitando um total de 382 profissionais.

O ‘Jovem Mãe’ atende às prefeituras dos Campos Gerais e discute temas como acolhimento, humanização no atendimento, saúde na adolescência, autoestima e afetividade. As adolescentes grávidas são estimuladas a concluir os estudos e a buscar alternativas para completar a renda familiar. “Um mundo melhor não é faz de conta, um mundo melhor é o que podemos construir de fato”, exclama a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki.

Mesmo em meio à pandemia, o Jovem Mãe conseguiu se reinventar, inclusive ampliando o alcance dos cursos em termos de conteúdo, território e número de participantes. “Para nossa satisfação, apesar dos desafios, o projeto cresceu em atendimentos. Aqui vemos a importância da rede de apoio, formada por pessoas munidas de conhecimento e subsídios de como equacionar e intermediar nos possíveis conflitos”, salienta a presidente.

Com aulas ao vivo, valendo-se de metodologias ativas, o conteúdo ministrado na capacitação aborda sobre a adolescência, prevenção e enfrentamento à violência, e gravidez na adolescência, pelo viés do fortalecimento do trabalho intersetorial. Segundo a assistente social do IMM, Fernanda Matos, o objetivo é fornecer conteúdos estratégicos e alinhados às políticas públicas, que possam instrumentalizar os participantes para aprimoramento de suas práticas e intervenções, beneficiando as adolescentes que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.

Capacitação

O curso de capacitação desenvolvido pelo programa é chamado de ‘Jovem Mãe – Cuidando da Vida’, o qual busca qualificar servidores públicos que integram a rede de atendimento infanto-juvenil, no cuidado a adolescentes grávidas, mães e seus familiares. Um exemplo recente deste trabalho contínuo foi o treinamento de 20 profissionais do Hospital Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG).

Tatiana Forte, diretora de extensão das Faculdades Pequeno Príncipe, diz que a participação dos(as) servidores têm sido excelente e profícua no sentido de estarem conseguindo problematizar este percurso. “Estão surgindo ideias para projetos, assim como a necessidade de alinhamento no trabalho verdadeiramente intersetorial, identificada pelos participantes”, completa.

Outra ação do projeto foi a qualificação dos profissionais de São José dos Pinhais e de Tijucas do Sul, especialmente, daqueles da linha de frente das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação.  “Através do curso foi possível que a rede de proteção local identificasse suas potencialidades e fragilidades, vislumbrando os meios para sanar as deficiências.  Dessa forma, logrou-se ter uma nova visão sobre o tema e à forma de acolhida da adolescente gestante e do pai do bebê”, destaca a juíza de Direito da Vara da infância e Juventude do Foro Regional de São José, Júlia Conceição.

da Assessoria