Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024

IMM reforça ações de Justiça Restaurativa em Araxá

2024-07-24 às 13:49

O trabalho do Instituto Mundo Melhor com a Justiça Restaurativa ganhou um novo impulso em Araxá – Minas Gerais. Na última semana, aconteceu mais uma capacitação na cidade, algo que reflete o compromisso do IMM com a construção de uma rede de apoio mais humana e eficaz, onde cada voz é ouvida e cada pessoa é respeitada.

“É uma honra para nós, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança, termos proporcionado essa capacitação e acredito profundamente que a formação em Justiça Restaurativa não é apenas um conjunto de técnicas, mas uma transformação de mentalidade. É sobre criar ambientes seguros, onde cada voz é ouvida e respeitada”, ressalta Juliano Resende, presidente do CMDCA de Araxá.

“Uma das lições mais valiosas que aprendi durante essa formação foi que o círculo é um ambiente seguro, e seu poder não deve ser subestimado. No círculo, encontramos a coragem para falar, sabendo que seremos ouvidos. Estou extremamente feliz em receber o IMM novamente aqui em Araxá. As sementes plantadas estão começando a dar frutos desde a primeira formação em 2018, após minha visita a Ponta Grossa em 2017, onde pude observar de perto o desenvolvimento das práticas restaurativas”, enfatiza Mara Lúcia Dourado, promotora de Justiça de Araxá.

A secretária de Ação Social, Lilian Cristina Pereira, destaca que ter profissionais capacitados para lidar com conflitos e promover a paz melhora qualquer ambiente. Ela explica que a Secretaria de Ação Social está implantando um núcleo de educação permanente, porque acreditam na importância da informação e do conhecimento para realizar o trabalho de forma eficaz.

“Tivemos um encontro inspirador em Ponta Grossa, que nos acolheu de forma restaurativa e nos deu grande impulso para formar um grupo espetacular aqui em Araxá, dedicado à JR. É um momento especial, onde muitas pessoas estão unidas com o propósito de trazer dignidade àqueles que enfrentam dificuldades diárias, em um contexto onde as violências são frequentes”, afirma Dimas Esper, juiz de direito de Araxá.

do IMM