Na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito Marcelo Rangel comentou a redução do número de ônibus circulando em Ponta Grossa. As declarações foram feitas durante o programa diário que ele mantém na Rádio Mundi FM.
De acordo com Rangel, o transporte público estava trabalhando com a frota completa nas duas últimas semanas e agora foi reduzida devido ao menor número de pessoas que estão utilizando o serviço.
“Nós fizemos um estudo por duas semanas com todos os ônibus circulando. Agora nós reduzimos a frota e concentramos nos horários de maior movimento, principalmente às 10h, que é o momento de pico”, explica. Rangel lembra que o comércio está trabalhando de forma escalonada e com horário reduzindo, das 10h às 16.
O prefeito garantiu está avaliando, entre hoje (20) e quarta-feira (22), se a frota será suficiente para atender a população e, caso seja necessário, um número maior de ônibus será colocando em circulação em determinados horários e linhas.
“Nesta semana nós estamos controlando os horários que não têm movimento para fazer o ajuste, porque nos não queremos aglomeração. A aglomeração é a nossa maior inimiga neste momento”, enfatiza.
Porém, Rangel alertou que não irá tolerar abusos. “Não adianta colocar ônibus à 1h da manhã para circular com uma pessoa, porque aí sabe quem vai ser penalizado? O motorista e o cobrador que arriscam até mesmo a ficar sem salário. Não acho justo”, frisa.
Ele citou como exemplo o transporte coletivo de Curitiba e de outras cidades paranaenses que entrou em colapso deixando motoristas e cobradores com seus empregos e salários ameaçados. “Nós não podemos deixar isso acontecer. Precisamos ter responsabilidade para não deixar o transporte público entrar em colapso e, ao mesmo tempo, oferecer o serviço para toda a população”, destaca.
Durante o programa, Rangel aproveitou para fazer um desabafo.“Impressionante como distorcem os assuntos. As pessoas gostam de distorcer para prejudicar a população. As pessoas ficam nervosas e quanto você vai ver é totalmente diferente”, dispara.