Em queda desde fevereiro, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve nova baixa no Paraná e marca 102,5 pontos em maio, o que corresponde a uma nova redução de 1,6% em relação a abril. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Já na comparação com maio de 2022, o índice apresenta aumento de 1,8% e se mantém acima dos 100 pontos, linha que mede o grau de satisfação ou insatisfação dos consumidores.
A média nacional avançou 2,4% em maio, mantendo a tendência de alta, embora o indicador esteja na zona negativa, com 96,7 pontos.
No Paraná, os componentes que abateram o indicador neste mês foram o Nível de Consumo Atual, com diminuição de 6,9%; Perspectiva Profissional, com redução de 5,6%; e Perspectiva de Consumo e Acesso ao crédito, com quedas de 3,9%.
Os únicos fatores com elevação mensal foram Emprego Atual (3,9%) e Renda Atual (2,1%), reflexo direto do mercado de trabalho aquecido no Paraná, onde foram gerados mais de 13 mil empregos em março, com crescimento de 137% em relação ao mesmo mês de 2022, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged,) do Ministério do Trabalho e Previdência. Outra consequência desse bom momento de empregabilidade, o fator Momento para Duráveis teve acréscimo de 0,3%.
Na análise por faixa de rendimentos, as famílias com renda acima de dez salários mínimos apresentaram a maior redução mensal do ICF, com -3,7%, ante baixa de 1% entre as famílias com menor rendimento.
do Fecomércio