Com uma trajetória marcada pelo pioneirismo e inovação no segmento de calçados infantis, ano a ano, a Bibi reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a comunidade onde atua e, principalmente, com as crianças, que são o foco da marca. Prova disso é que vários movimentos da marca expressam a importância da empresa no cenário nacional de calçado infantil, com ênfase nos compromissos firmados pelo grupo com base na agenda ESG. A rede foi a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.
No campo ambiental, por exportar para mais de 60 países e ter uma grande preocupação com a saúde e bem-estar das crianças, ao longo dos anos, a indústria desenvolveu uma cadeia produtiva com fornecedores que disponibilizam apenas matéria-prima não tóxica para a confecção dos calçados, seguindo os mais exigentes padrões internacionais. A Bibi espera alcançar anualmente 100% de conformidade dos produtos fabricados na Norma Reach (Regulamento Nº 1907/2006 Parlamento Europeu) referente à toxicidade. Outras questões englobam uma redução de 20% na geração de resíduos no desenvolvimento de novos produtos e operações industriais, até o ano de 2025. A rede também utiliza energia elétrica limpa, oriunda de fontes sustentáveis, nas duas fábricas da marca, localizadas em Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA). Além disso, os resíduos industriais são reciclados ou coprocessados, não sendo enviados aos aterros sanitários.
Já no âmbito social, com dois parques fabris, a marca desenvolve o programa “Fábrica de Talentos” que, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), qualifica profissionalmente jovens com idade entre 16 e 21 anos. O programa é realizado nas fábricas da marca anualmente e neste projeto os jovens são capacitados para o mercado de trabalho, por meio de aprendizados que englobam o planejamento familiar e financeiro, a integração com a cultura da empresa, a ética profissional, assim como uma visão das áreas administrativas, o ofício de desenvolvimento e a produção de calçados.
Muitos desses novos talentos são recrutados e passam a integrar o time da Bibi ao fim do curso. Em 2022, por exemplo, 70% dos jovens que participaram da iniciativa foram efetivados para atuar na Calçados Bibi, que já formou mais de 500 alunos para o mercado de trabalho ao longo dos anos.
Outra meta social é atingir anualmente uma média de 8,8 horas de treinamentos e capacitações por colaborador. Entre os compromissos, a Bibi destinará 52 minutos anuais, por colaborador, para realização de trabalhos voluntários de impacto local. Dessa forma, a marca quer doar por ano o equivalente a um dia de produção de calçados das fábricas, que produzem anualmente cerca de 2 milhões de pares, para instituições que também tenham relação com o propósito, que é a base das atividades em diferentes esferas. Atualmente, a rede promove inúmeras ações sociais junto à comunidade, como a doação de calçados em diferentes locais, principalmente nas comunidades onde estão instaladas as unidades fabris para bebês recém-nascidos nas maternidades de hospitais públicos da região.
Além disso, a empresa desenvolveu um modelo de tênis que visa oferecer para as crianças que usam órtese um calçado na numeração adequada, respeitando às suas necessidades, trazendo ludicidade, conforto, leveza, segurança e facilidade no calce, contribuindo assim para a locomoção, crescimento, desenvolvimento saudável e independência da criança. Em parceria com a Dra. Eliane Fátima Manfio, doutora em Biomecânica, especialista em tecnologia e conforto do calçado e tecnologia assistiva, diretora e pesquisadora da BIOMEC FPM, a marca criou o Bibi para Todos, que pode ser usado por todas as crianças, inclusive as que fazem do dispositivo que serve como suporte para o tornozelo e pé, auxiliando a manter e controlar a posição e os movimentos funcionais dos pequenos com limitações físicas ou alterações motoras de origem neurológica. O produto também auxilia na prevenção do desenvolvimento de problemas musculoesqueléticos secundários e, consequentemente, na diminuição ou retardo de procedimentos cirúrgicos.
“Além de ser um assunto em grande evidência, o ESG é uma pauta muito importante para o mercado, pois preciso pensar constantemente qual planeta queremos para o futuro. Aqui na Bibi, isso faz parte da nossa cultura tanto como indústria, varejista e franqueadora. Contamos com projetos que englobam desde resíduos, até uma presença ativa na comunidade onde atuamos, sempre pensando em como podemos pintar o mundo de laranja e transformá-lo em um lugar melhor para as nossas crianças, que são a peça principal na nossa missão”, finaliza a presidente, Andrea Kohlrausch.
Sobre a Calçados Bibi
Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem, um passinho por vez, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas. A empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico, Cultural e Social.
da assessoria