Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Instituições parceiras apoiam Casa de Acolhimento com doações e prestação de serviços

2022-07-01 às 16:48

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (30), pela Prefeitura de Ponta Grossa, a Casa de Acolhimento Municipal Maria Isabel Ramos Wosgrau, voltada ao atendimento de pessoas em situação de rua. Devido aos dias frios do mês de junho, o espaço está em funcionamento desde o dia 09/06. Sob responsabilidade da Fundação de Assistência Social, são recebidas em média 40 pessoas por dia.

Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, presidente da FASPG, conta que a Casa de Acolhimento pode atender até 70 moradores em situação de rua, e que funciona das 20h às 8h do dia seguinte, com a oferta de camas, cobertores, roupas, kits de higiene pessoal e alimentação.

O espaço conta com estrutura para banho e também com abrigo para animais de estimação, fornecidos pela Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social. “Nos primeiros 20 dias de atividade, a Casa de Acolhimento realizou o atendimento em média de 40 pessoas por noite, o que significa dignidade para as pessoas que mais precisam. O trabalho da Prefeitura, com o apoio de parceiros traz este carinho e segurança para estas pessoas em situação de rua, que juntamente com outros serviços realizados pelo Município buscam levar oportunidade de mudança de vida para este público em vulnerabilidade social”, finaliza a presidente da FASPG.

A prefeita Elizabeth Schmidt comenta sobre a importância deste espaço, principalmente com a chegada do frio mais intenso. “Tenho a certeza que a Maria Isabel, que é homenageada com o nome da Casa, onde estiver, está feliz com o atendimento prestado para este público que necessita de ajuda”, disse Elizabeth.

Parcerias 

Estrutura

Como Vinya Mara ressaltou, o trabalho é realizado com o apoio de diversas empresas, instituições e ONGs do município, como é o caso do Hotel Vila Velha, que colaborou com a doação de cerca de 150 itens, entre eles lençóis de casal e de solteiro, fronhas, travesseiros, toalhas de banho, de rosto e de piso.

A gerente do hotel, Alecsandra Hypólito, destaca que o projeto traz dignidade para as pessoas em situação de rua. “Essa ação nos encheu de orgulho, pois quando soubemos que além de uma cama confortável, as pessoas recebem condições e lugar para banho, corte de cabelo e barba, roupas e sapatos de inverno limpas e do seu tamanho, um lugar para sentarem e fazerem uma refeição digna, onde são tratados com respeito, podem ler um livro e podem levar seu animalzinho também para um lugar limpo e quentinho, sabíamos que estávamos fazendo a coisa certa”, diz. Para ela, a união das empresas que auxiliam em projetos como este, mostra que “de grão em grão, podemos melhorar a condição de muitas pessoas em nossa cidade”, completa.

A gerente ainda finaliza. “Somos uma empresa ponta-grossense, nossos diretores, colaboradores e mais de 95% dos fornecedores são daqui. Ajudar as pessoas e as entidades da nossa cidade, é uma obrigação”, acrescenta.

Alimentação

Além de um local confortável para passar a noite, a Casa também oferece marmitas e sucos por meio do grupo GirasSol. André Caxambu, integrante do projeto, conta que o grupo fornece a alimentação às quartas-feiras e sábados, que são os dias em que os voluntários se reúnem, além de contribuir com roupas, cobertores e móveis. “Deus nos deu a oportunidade de trabalharmos em prol do nosso irmão, seja qual for a sua demanda. Não é só comida para o corpo, mas sim boas energias que enviamos e procuramos colocar na comida para que ao menos algum conforto para alma seja entregue junto ao alimento”, afirma.

Caxambu ainda explica que o grupo está concentrando as doações neste local, por entender que é uma forma de ajudar aqueles que realmente necessitam de ajuda. “Nos deparamos nas ruas com muitas pessoas que não necessitam, efetivamente, do que levamos, estão ali por opção ou conveniência. Não cabe a nós julgar os motivos e nem a história de cada um, porém temos o discernimento e experiência para saber identificar o joio e o trigo”, afirma.

Auto-estima

Outra empresa parceira é a Jhon Barber. Para o proprietário João Diniz, o projeto faz parte da essência da barbearia. “Nós temos uma parceria de anos com a Secretaria de Assistência Social. Para nós, estar junto em prol do nosso município é maravilhoso. Esse projeto faz parte do que somos, pois trabalhando com a beleza nos dá o prazer de devolver o sorriso e a auto estima muitas vezes perdidas”, pontua. Ele ainda finaliza. “Deus nos abençoa tanto que o mínimo que podemos fazer é retribuir à nossa cidade, e sempre nos são dadas essas oportunidades”, completa.

Serviço

A Casa de Acolhimento funciona em área central, entre as ruas Barão de Teffé com a Generoso Marques dos Santos, próximo à rodoviária. O atendimento acontece apenas no período noturno, das 20h às 8h, como também uma equipe de servidores recepciona quem utiliza o serviço.

da redação com informações da assessoria