Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Itaipu Binacional recebe maior honraria da Câmara de Deputados do Paraguai

2024-06-19 às 16:01

A Itaipu Binacional recebeu nesta quarta-feira (19), em Assunção, a Ordem Nacional do Mérito Comuneros, a mais alta condecoração concedida pela Câmara dos Deputados do Paraguai. A homenagem foi proposta em razão do aniversário de 50 anos da empresa e 40 anos de geração de energia limpa e renovável. Os diretores-gerais da Itaipu, Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarías Irún (Paraguai), receberam a distinção.

“Por meio de uma gestão eficiente e planejamento constante de ações, a mais importante usina hidrelétrica dos países do condomínio, Paraguai e Brasil, permite não apenas gerar energia limpa e renovável, mas também contribui para manter a biodiversidade da região e promover o desenvolvimento sustentável da população”, assinala a resolução aprovada pelos congressistas paraguaios.

A sessão solene foi conduzida pelo deputado Raúl Latorre, presidente da Câmara, e contou com a presença do deputado Miguel del Puerto, que propôs a honraria, autoridades dos dois países, entre eles, o embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho, diretores e conselheiros da Itaipu.

Enio Verri agradeceu a homenagem e lembrou que a criação da empresa tem origem em uma disputa territorial entre Brasil e Paraguai, que – após ampla negociação diplomática – aproveitaram juntos o potencial hidrelétrico do Rio Paraná para gerar energia e desenvolvimento. “No mundo, a água é motivo de guerra. Diferente do mundo, Brasil e Paraguai transformaram a água em instrumento de progresso econômico e social”, destacou.

O diretor-geral brasileiro acrescentou que as diferenças históricas entre os dois países não foram suficientes para abalar a excelente relação construída nos últimos 50 anos. Prova disso, ele destacou, foi o acordo fechado em maio, com a participação dos ministérios de Minas e Energia e Relações Exteriores, que fixou a tarifa de Itaipu até 2026. “O resultado das negociações é a prova de que podemos olhar para frente, no mínimo mais 50 anos, e fazer muitas coisas conjuntamente.”

Justo Zacarías estendeu a homenagem às 150 mil pessoas que já trabalharam na Itaipu, margem paraguaia, desde o início da construção. O diretor também ressaltou os números grandiosos da usina (3 bilhões de MWh gerados desde o início da operação, suficientes para abastecer o mundo inteiro por 43 dias), os cuidados ambientais (reconhecidos internacionalmente) e a importância da empresa para impulsionar o desenvolvimento social e econômico dos dois países.

“Convertemos as nossas diferenças em desenvolvimento, em energia, em obras, em gente – paraguaios e brasileiros que hoje vivem melhor. Graças à inteligência, à capacidade, ao bom tino de dois países irmãos que souberam construir essa maravilhosa obra”, declarou. “O fator mais importante para mim foi que Paraguai e Brasil puderam se entender e hoje são exemplo de integração, de solidariedade, de compreensão, transformando problemas em soluções.”

Presidente da Câmara, Latorre ressaltou que a ordem do mérito é um reconhecimento dos congressistas e da sociedade paraguaia da importância da Itaipu para as duas nações sul-americanas. Lembrou ainda que a energia elétrica é um fator condicionante para a industrialização e que não existe no mundo país com maior disponibilidade energética que o Paraguai. “Itaipu é hoje um pilar fundamental para o nosso desenvolvimento. Desenvolvimento com energia limpa e renovável.”

Após a cerimônia na Câmara dos Deputados, Enio Verri e Justo Zacarías foram recebidos pelo presidente do Paraguai, Santiago Peña, em Mburuvicha Róga, a residência oficial do governo.

Homenagem do Brasil

Há um mês, no dia 16 de maio, a Câmara dos Deputados brasileira também promoveu uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Itaipu Binacional, em Brasília. A homenagem foi iniciativa dos deputados José Guimarães, Dagoberto Nogueira e da deputada Gleisi Hoffmann, além de outros 11 deputados que também assinaram o requerimento. Enio Verri e Justo Zacarías, acompanhados de diretores, conselheiros e assessores participaram da cerimônia.

da assessoria