há uma hora
Redação

Um dos princípais jornais do estado de Santa Catarina completou, nesta segunda-feira (12), 47 anos de atuação. Em 2026, o Diarinho entra par o seu 48º ano de história com o lançamento da primeira parte do seu acervo digital para assinante. A previsão é que até o fim de janeiro quase 20 anos de edições digitalizadas, desde a fundação do jornal, sejam disponibilizadas para consulta.
De acordo com informações do Diarinho, o período vai cobrir os últimos anos do século 20, marcado por profundas mudanças econômicas e sociais, como a redemocratização do Brasil e avanços tecnológicos que culminaram na popularização da internet. No jornal catarinense, foram destaques grandes acontecimentos, além do noticiário que documentou os fatos locais, regionais e estaduais.
Ao todo, 4411 edições serão diposnibilizadas, que correspondem a um período de 17 anos, até dezembro de 1996. Os detalhes de como o material poderá ser acessado ainda serão divulgados. Será possível fazer buscas por datas ou edições.
A liberação faz parte do projeto de digitalização do acervo do Diarinho, que está em andamento pra cobrir 100% das edições até 2010. Atualmente, 56% das edições do período ganharam a versão digital. Na medida em que o trabalho avança, os arquivos com as edições impressas são doados para o Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí, da Fundação Genésio de Miranda Lins.
A parceria com a instituição foi iniciada em 2024, quando o acervo de quase 50 anos do DIARINHO começou a ser digitalizado. Após a conclusão do projeto, a coleção impressa de exemplares ficará disponível no arquivo histórico pra consultas e pesquisas públicas de qualquer pessoa.
A partir de 2010, as edições do DIARINHO já ganharam versões em PDF na internet e hoje mantém edições impressas e online, com distribuição multiplataforma. Nesta segunda-feira, o jornal chega à marca de 13.207 edições publicadas em 47 anos.