Instituição referência no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) dos Campos Gerais, a Santa Casa de Ponta Grossa atua há 110 anos em uma gestão marcada pela filantropia. Como trata-se de um hospital privado, sem fins lucrativos, a instituição depende de doações para atender todas as demandas que recebe atualmente.
Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (25), Amanda Costa, que atua no setor de Desenvolvimento Institucional da Santa Casa, explicou como a população pode ajudar na manutenção do hospital através da campanha ‘Juntos Pela Vida’.
Amanda Costa explica que o hospital atende aproximadamente mil pessoas por dia e é referência para 28 municípios da região, que somam cerca de 1 milhão de pessoas. Apesar da Santa Casa ter contrato com o Governo do Paraná, a tabela do SUS não é atualizada há 20 anos, o que dificulta a administração dos gastos. “A população cresceu, os problemas de saúde aumentaram, a demanda aumentou e a gente só viu hospitais fechando. Isso está sobrecarregando a instituição e essas campanhas de captação de recursos e eventos é realmente para que a conta feche e para que a gente consiga manter os atendimentos de tratamentos que somos referência, como a oncologia, hemodiálise, cardiologia, problemas neurológicos e áreas vitais do corpo”, pontua.
Juntos pela Vida
Diante disso, a campanha ‘Juntos pela Vida’ tem o objetivo de angariar recursos para manter a Santa Casa. Além de colaborar com a instituição, o participante ainda concorre a diversos prêmios mensalmente, até maio. Para contribuir, basta adquirir um cupom e já vai estar concorrendo.
Amanda explica que a ação é voltada para o público do Agronegócio, porque a Santa Casa ganhou um trator da John Deere, doado pela empresa MacPonta, que está entre os prêmios que serão sorteados. “Você investe mil reais, ajuda a instituição, ajuda mais de 1 milhão de pessoas, e ainda concorre a praticamente 200 mil em prêmios”, destaca Amanda Costa.
“A melhor parte, nós fizemos 2 mil bilhetes, então tem mais chances de ganhar. O valor do bilhete é R$ 1 mil reais, podemos parcelar em até três vezes. Tem pontos de venda na Santa Casa, em todas as lojas da Mac Ponta Agro, Cooperativa Bom Jesus em Palmeira, Castrolanda e na Frísia”, completa.