Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Justiça Federal comemora 55 anos de reinstalação no Paraná com evento nesta segunda-feira (23)

2022-05-22 às 09:04

Acontece na segunda-feira (23 de maio), o evento comemorativo dos 55 anos de reinstalação da Justiça Federal do Paraná. A cerimônia, pensada para ser um marco das atividades presenciais na Seção Judiciária do Paraná, terá um tom mais informal e buscará reafirmar a importância dos laços que se fizeram ao longo da história e que conformaram vínculos, rotinas e um serviço de excelência reconhecido nacionalmente.

A solenidade terá início às 17h, no auditório da Sede Cabral da Seção Judiciária do Paraná, em Curitiba, para convidados, com transmissão via ZOOM para magistrados e servidores das Subseções Judiciárias do Paraná e também pelo canal oficial da JFPR no Youtube para o público externo.

O evento vai contar com performances musicais da Orquestra Ladies Ensemble e com momentos de homenagens em reconhecimento a servidores e magistrados  ‘símbolos’ que colaboraram para a história da instituição, exaltando ainda mais todos aqueles que a integram. Dentre eles, especial homenagem ao ministro do Superior Tribunal de Justiça, Joel Ilan Paciornik, ex-diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná. Algumas surpresas, em formato inovador, farão parte da solenidade.

Estão confirmadas para a cerimônia a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, do corregedor do TRF4, desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, de desembargadores, juízas e juízes federais, servidoras e servidores e familiares de homenageados. Autoridades do poder judiciário de todo o Brasil e dos demais poderes também se farão presentes, bem como autoridades militares e civis.

No evento comemorativo, o ex-presidente do TRF4, desembargador Vladimir Passos de Freitas, autor de vários livros, participa de um bate-papo com juízes federais para um resgate de importantes fatos históricos da instituição.

Aproveitando a ocasião, será lançada a “Cartilha Visual de Termos Usados na Justiça Federal” fruto de acordo de cooperação técnica entre o Laboratório de Inovação e Criatividade (LINC-JFPR) e o Laboratório de Inovação (IluMinas-JFMG). Voltada para a acessibilidade dos usuários da Justiça, a cartilha vai funcionar como um guia para tirar dúvidas sobre o trabalho dos Juizados Especiais Federais, sendo um glossário colaborativo como o Waze e a Wikipedia.

A JFPR hoje

Atualmente, são 20 Subseções em todo o Paraná para atender os 399 municípios do Estado. As Subseções instaladas estão presentes nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória. A JF conta ainda com 4 (quatro) Turmas Recursais e 5 (cinco) Unidades Avançadas de Atendimento nas cidades de Arapongas, Astorga, Ibaiti, Ivaiporã e Wenceslau Braz. Atuam em todo o Paraná mais de 1485 servidores que trabalham nas áreas administrativa e judiciária e 136 juízes federais e juízes federais substitutos em 70 Varas Federais. Mais de 323 mil processos tramitam na JFPR.

Serviço:
Evento: Celebração dos 55 anos de reinstalação da Justiça Federal no Paraná
Quando: 23/5, às 17h
Onde: Canal da JFPR no Youtube

da Justiça Federal Comunicação