{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Geral

Lei Maria da Penha completa 14 anos com aumento no número de medidas protetivas em PG

há 5 anos

Redação

Publicidade
Lei Maria da Penha completa 14 anos com aumento no número de medidas protetivas em PG
Publicidade

Por Igor Rosa

A Lei Maria da Penha foi sancionada em 07 de agosto de 2006 e nesta sexta-feira (07) comemora 14 anos de existência. O objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher. Em Ponta Grossa, o número de mulheres que buscam ajuda por estarem sendo vítimas de agressões físicas e psicológicas cresceu em 2020.

Para Claudia Krüger, delegada na Delegacia da Mulher, a Lei Maria da Penha tem um papel fundamental no enfrentamento da violência familiar e doméstica. "Ela [a lei] trouxe um novo modelo de atendimento, um novo olhar da sociedade em geral para tais questões; trouxe em especial, novos e eficientes dispositivos legais, que tornaram mais célere a punição do agressor, além de ter trazido recursos jurídicos importantíssimos, como por exemplo a medida protetiva de afastamento", ressalta.

NÚMEROS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM PONTA GROSSA

Em 2018 a Delegacia da Mulher registrou 2.025 ocorrências de violências domésticas em Ponta Grossa. Já no ano passado, 2.160 mulheres denunciaram algum tipo de agressão. Em 2020, até o dia 07 de agosto, 805 boletins de ocorrência foram lavrados no município. Quando há perigo à integridade da mulher, por ameaças ou outros fatores, é solicitada à Justiça uma Medida Protetiva. Esta ferramenta é utilizada com base na Lei Maria da Penha.

Levando em conta o período de 1º de janeiro a 05 de agosto, neste ano a Delegacia da Mulher registrou um aumento no número de medidas protetivas expedidas em Ponta Grossa. Ao todo, 560 mulheres foram vítimas de violência doméstica e precisaram do apoio da Justiça, enquanto em 2019, neste mesmo intervalo de tempo, 530 mulheres solicitaram medidas protetivas.

Em 2020, a Delegacia da mulher de Ponta Grossa já realizou 32 prisões por descumprimento destas medidas de proteção e cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em residência. "Ainda há um longo caminho a ser trilhado, pois questões bem arraigadas como o machismo, alcoolismo e também fatores educacionais, por vezes permeiam crimes dessa natureza", finalizou Claudia Krüger

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Feira Verde visita Guaragi e outros 17 locais nesta sexta-feira; veja endereçosPopulação pode comparecer em cada ponto de coleta, sem necessidade de cadastro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Lei Maria da Penha completa 14 anos com aumento no número de medidas protetivas em PG | D'PontaNews