Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Licitação do Terminal Santa Paula acontece no próximo dia 15; Shopping Popular também está na concessão

2020-05-06 às 17:43

A licitação, em lote único, de uso e exploração dos terminais de ônibus de Ponta Grossa acontece no próximo dia 15 de maio, sexta-feira, às 14h. Também fazem parte do pacote a concessão do Shopping Popular, conhecido como ‘Paraguaizinho’ e o estacionamento anexo ao espaço. A licitação foi publicada em Diário Oficial no dia 27 de fevereiro e está mantida pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. O valor máximo da licitação é de R$ 35 milhões.

De acordo com o projeto, uma única empresa será responsável por todos os serviços pelos próximos 35 anos. Está previsto um investimento de R$ 35 milhões na manutenção dos terminais e na construção do Terminal Santa Paula. Em contrapartida, a empresa vencedora vai lucrar com os aluguéis do Shopping Popular e do estacionamento.

Terminal Santa Paula

Anunciado em fevereiro de 2019, o terminal do Santa Paula também está incluso nesse processo licitatório. De acordo com a Prefeitura, o prefeito Marcelo Rangel assinou um decreto de desapropriação de uma área de 45 mil m², próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para receber o novo terminal. O projeto ainda não tem data para sair do papel.

Veto

Em dezembro do ano passado, a Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou por unanimidade a Lei Nº 13.641/2019, com uma emenda da Comissão de Constituição e Justiça que permitia que as licitações fossem realizadas em bloco ou individuais. Na prática, isso significa que mais de uma empresa poderia atuar na concessão dos serviços e na exploração dos espaços.

O Poder Executivo, entretanto, vetou a emenda, e o texto foi encaminhado novamente à CMPG. No dia 06 de abril, alguns vereadores voltaram atrás, e o veto parcial foi aprovado por 14 votos favoráveis e oito contrários.

Por: Matheus Fanchin/Com informações/Imagem: PMPG