Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

Líder em aprovações, Sepam Vestibulares oferece cursos preparatórios específicos para cada universidade

2023-03-21 às 16:08

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (21), o professor e coordenador do Sepam Vestibulares, Yuri Sócrates, comentou sobre os cursos preparatórios para vestibular promovidos pela instituição, que é líder em aprovações em Ponta Grossa.

Intensivão UTFPR

O primeiro curso é voltado para aqueles alunos que desejam ingressar na Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Ponta Grossa, que voltará a realizar vestibulares, depois de 14 anos – antes, a prova do ENEM era o único meio de entrar na instituição. “Para essa prova, o Sepam montou um curso sob medida, pensando no preparo robusto para o aluno, com amplo foco em resolução de exercícios. O objetivo é trabalhar as questões mais presentes nas provas do vestibular, será do dia 10 de abril até 4 de junho, é o intensivão UTFPR”, explica.

As aulas serão no período da noite e é liberado para o aluno que quiser, ao longo do dia, usufruir das salas de estudos, com cabines individuais, plantões de dúvidas e oficina de redação. “Sabemos que a produção de texto é sempre um  ponto diferencial para qualquer concurso e vestibular”, pontua.

Yuri ainda ressalta que 70% das vagas da UTFPR-PG serão provenientes do vestibular e o restante, 30%, será por meio do ENEM. As inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 deverão ser realizadas pelo Portal da UTFPR, de 27 de março até 9 de maio, e terão custo de R$ 150. As provas ocorrem no dia 4 de junho. Durante a inscrição, será possível escolher um curso em primeira e outro em segunda opção. No campus ponta Grossa serão ofertadas 259 vagas distribuídos em 9 cursos de graduação.

‘Super Semi Sepam’ 

O segundo curso é o ‘Super Semi Sepam’, que tem como objetivo principal preparar o aluno para os vestibulares de fim de ano. “Agora que a UEPG está realizando um vestibular apenas, que é no final do ano, nós aumentamos o tamanho do ‘semi’, que virou o ‘Super Semi Sepam’. Vai ter início no dia 2 de maio, aulas no período da manhã”, afirma.

Além das aulas no período da manhã, durante o contra turno o aluno tem à disposição todo o serviço agregado, que conta com espaço de sala de estudos, plantões de dúvidas, oficina de redação. “Temos uma rotina bastante sólida de simulados. O objetivo é trabalhar todo o conteúdo que seria do Ensino Médio, de maio até novembro, não somente preparando para o vestibular da UEPG, mas para o ENEM e até outras provas como a Federal do Paraná”, completa.

Existe uma forma correta de estudar? 

Yuri Sócrates defende que aprender não é algo fácil, muito menos divertido, mas precisa ser um hábito. “Vivemos numa sociedade que supervaloriza o entretenimento a todo instante, parece que tudo tem que ser lúdico, toda aula tem que ser um show, todo livro tem que ser muito atrativo e não necessariamente isso é aprender. A parte mais passiva da tua rotina vem a ser assistir as aulas no período da manhã, porque o estudo mesmo, é tudo aquilo que você faz com a informação das aulas no contra turno. Seja no período da tarde ou noite”, aponta.

Por isso, além das aulas no período da manhã, a dica é revisar toda a matéria do dia, em casa. “Ter uma rotina consistente significa ter uma meta mínima diária de estudos, o primeiro grande ponto: matéria do dia, ser vista no dia, ali você tem um roteiro, independente da sua afinidade, não vai ficar estudando só aquilo que você tem afinidade ou aquilo que tem mais dificuldade, vai estudar toda a matéria do dia, no dia. A partir do momento que seguiu essa receita básica, aí vamos sentindo o desenvolvimento do aluno, porque quem segue essa receita, é o aluno que sempre vai conseguir manter o conteúdo muito claro na sua cabeça e vai estar aprendendo com muita clareza aquela informação”, diz.

Para saber mais sobre os cursos do Sepam Vestibulares, basta entrar em contato no telefone: 3224-2300 (WhatsApp) ou acessar as redes sociais: @sepamvestiba

Confira a entrevista completa no Programa Manhã Total: