Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Madero é primeira indústria de PG a receber certificação ‘Aterro Zero’

2022-09-05 às 08:26

A unidade Cozinha Central do Madero, localizada em Ponta Grossa (PR), recebeu, no primeiro dia de setembro, a certificação do Programa Aterro Zero da empresa Zero Resíduos, especializada em gestão, tratamento e destinação de resíduos. O reconhecimento é fruto da gestão ambiental realizada na indústria, com foco no mínimo envio de resíduos a aterros sanitários.

Sobre o programa

O programa de certificação Aterro Zero da Zero Resíduos se trata de uma prática de melhoria contínua, adotada e implementada para reduzir o impacto ambiental dos processos produtivos. O programa busca identificar como cada gerador está gerenciando os seus resíduos, com o intuito de buscar o máximo reaproveitamento e reciclagem, minimizando o envio de resíduos para aterros sanitários e industriais.

O processo de certificação começa com o mapeamento de todos os resíduos gerados na planta, inclusive aqueles que tem como destinação o reuso interno, quantificando, categorizando e, principalmente, identificando qual a tecnologia adotada para destinação final de cada um.

A partir do mapeamento, ocorrem as verificações das destinações finais, para confirmar se parte desses resíduos podem estar sendo encaminhados para aterro pelos destinadores terceiros.

Ao término do processo, são compilados os dados referentes aos resíduos gerados no ano avaliado, e o gerador que conseguir atingir a marca mínima de 90% de todos os resíduos produzidos desviados de aterro poderá ser certificado.

O Madero, primeira indústria de Ponta Grossa a receber esse tipo de certificação, recebeu o selo na categoria Prata, referente ao gerenciamento dos seus resíduos no ano de 2021. 

Programa Aterro Zero – Zero Resíduos

A Zero Resíduos é uma empresa do Grupo Philus especializada na gestão, tratamento e destinação final de resíduos. Atende mais de 1000 clientes em toda a região dos Campos Gerais e, além das destinações finais mais comuns, como compostagem, reciclagem, tratamento e aterro, também oferece soluções para reaproveitamento energético de resíduos, como o coprocessamento.

O conceito de Aterro Zero foi criado nos anos 70, como forma de engajar a comunidade e empresas a gerenciarem seus resíduos de forma mais sustentável para o meio ambiente, buscando sempre repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, e quando isso não for possível, buscar a destinação final com menor impacto ambiental. 

O Programa de Certificação Aterro Zero – Zero Resíduos foi implementado para reconhecer as indústrias e empresas que realmente se preocupam em buscar as destinações finais mais nobres para cada um de seus resíduos. 

Conheça mais sobre a empresa no site www.zeror.com.br 

da assessoria