Domingo, 13 de Outubro de 2024

Maior erro ao preparar o churrasco é ter pressa, afirma John Erick Alves

2022-07-20 às 15:04

Durante bate-papo no programa Manhã Total, apresentado na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (20), o churrasqueiro John Erick Alves, proprietário do restaurante Paradiso Carnívoro, deu dicas de como preparar um churrasco perfeito.

Para ele, a grande dificuldade das pessoas é aprender a comprar carne de boa qualidade. “Infelizmente o pessoal passa a perna na galera com relação ao corte da carne. A picanha é uma das coisas que o pessoal é o mais enganado, nunca comprem picanha fatiada, porque não é picanha, é coxão duro. Se for comprar, compra a peça inteira”, orienta.

A primeira dica é fazer o desgelo correto da carne. Jhon explica que muitas pessoas colocam a carne congelada em uma bacia com água ou dentro do microondas, porém o ideal é tirar do congelador e colocar na parte mais baixa da geladeira. “Quando você força o desgelo, ela solta muita água e perde a suculência e até mesmo a textura da carne”, pontua.

Para verificar a temperatura ideal para preparar a carne, Jhon afirma que coloca a mão próximo da grelha, conta cinco segundos e se arder a mão, o braseiro está pronto. “Dê preferência para assar no braseiro e não na labareda do fogo”, destaca. “O problema de assar com fogo na labareda é deixar a carne bonita por fora, mas fria por dentro, ou ainda pode queimar se deixar demais na grelha”, completa.

Outra dica é evitar furar e virar a carne na grelha utilizando garfo. “Pode virar quantas vezes quiser, não há uma regra para isso, mas vire com um  pegador, para não tirar toda a água da carne furando com um garfo. A água da proteína não tem para onde ir se você não ficar furando, e vai para o meio da carne, ficando suculenta. Se você fica furando ela vai ficar sem água”, diz. Após tirar a carne da grelha, a orientação é deixá-la descansando de um a dois minutos na tábua, antes de cortar. Isso fará com que a carne fique mais suculenta, segundo Jhon.

Porém, o principal é não ter pressa para fazer o preparo da carne, erro que muitos ainda cometem. “Churrasco é feito para confraternizar, onde você se encontra com seus amigos e familiares. Não tenha pressa para fazer churrasco. A gente passou por um período tão difícil durante pandemia, então aproveitem esse momento para se divertir, colocar o papo em dia, o principal é confraternizar, não ter pressa e aproveitar o momento, que a experiência do churrasco se torna melhor ainda”, finaliza.

Paradiso Carnívoro

O restaurante Paradiso Carnívoro fica localizado na Avenida Bonifácio Vilela, 1154 e abre de terça a sábado das 18h às 00h. No domingo o funcionamento é das 12h às 18h. “Nos domingos temos costela. Começamos o preparo às 23h de sábado, para finalizar às 10h do domingo”, conta. O restaurante oferece diversos cortes de carne, o cliente escolhe o ponto e os acompanhamentos. “A intenção é fazer como se fosse um churrasco entre amigos”, completa Jhon.

Acompanhe nas redes sociais: @paradisocarnivoro

Confira a entrevista completa: