Sábado, 14 de Dezembro de 2024

Maioria dos pacientes com COVID-19 contraíram a doença dentro de casa, acredita Rangel

2020-07-28 às 08:26

Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, anunciou que o poder público está realizando uma pesquisa com todos os pacientes que já foram contaminados com o coronavírus no município ou ainda estão isolamento domiciliar por causa da COVID-19. 

Equipes da Prefeitura Municipal estão ligando para os pacientes e perguntando como eles imaginam que se infectaram. “As pessoas não têm certeza, mas todo mundo tem uma ideia de como pegou a doença. Eu conversei por telefone, com pelo menos umas 30 pessoas infectadas, e todas elas me disseram que, infelizmente, foi vacilo. Elas disseram que, de vez em quando, tiram a máscara, não usaram máscara dentro de casa quando receberam visita de familiares”, relata.

Rangel acredita que as reuniões entre amigos e familiares serão a principal forma de contágio. “Eu tenho quase certeza de que, nessa pesquisa, muita gente vai dizer que pegou dentro de casa com a família, porque dentro de casa as pessoas não usam máscara”, comenta.

O prefeito justifica que muitas pessoas que contraíram o vírus não apresentaram sintomas e transmitiram para os familiares. “O adolescente de repente saiu, foi a ali na praça, numa rodinha de amigos. O jovem, quando pega o coronavírus, não fica doente. Ele pode até ter uma dorzinha, mas nem conta para mãe e para o pai. Aí ele chega em casa, abraça os pais e os mais velhos acabam pegando a COVID-19”, justifica.

Para Rangel, manter o distanciamento social e usar máscara é fundamental para evitar a contaminação pelo coronavírus. “O risco de contágio quando você está de máscara e está distante um metro e meio é muito pequeno. O problema é que as pessoas gostam de falar pertinho e, muitas vezes, abaixam a máscara para falar”, justifica.

Durante a pesquisa, os pacientes também estão sendo convidados a dar um conselho para aqueles quem não estão infectados. “Eu até já sei qual vai ser o resultado dessa segunda pergunta. Quase 100% dos pacientes vão dizer para as pessoas não saírem de casa sem necessidade, não abusarem, não tirarem a máscara por nada”, acredita.  

Rangel adianta que os resultados devem ser divulgados nos próximos dias e poderão ser compartilhados com outras cidades.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel, na Rádio Mundi FM.