Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024

Mais de 80% das solicitações do 156 foram atendidas em 2019; Iluminação pública foi o principal motivo de chamados

2020-03-09 às 17:54

Por Matheus Fanchin

Disponível desde 15 de setembro de 2017, o serviço de atendimento da Prefeitura de Ponta Grossa por telefone tem ajudado diversas pessoas em diversos pontos da cidade. O sistema 156 é uma solução integrada de atendimento, através de um único canal de comunicação que garante aos cidadãos facilidade para obter informações e solicitar serviços. 

A reportagem do D’Ponta News realizou um levantamento junto à Prefeitura de Ponta Grossa para conhecer as estatísticas de 2019. Ao todo, 82,2% das ocorrências registradas no ano passado foram resolvidas pelos órgãos competentes.

156 foi muito utilizado ao longo de 2019

De acordo com relatórios da central do 156, o bairro onde há mais solicitações é o de Uvaranas, totalizando em 2019, 2.836 chamados. O mês onde houve mais registros de chamada foi o de janeiro com um total de 1.626 ligações para o serviço de atendimento.

Com relação aos órgãos que são mais chamados, se destacam a Agência de Fomento Econômico (Afepon) com
9.569 chamados. A Secretaria de Serviços Públicos terminou 2019 com um total de 2.172 chamados. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente teve 1.888 registros e, por fim, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte que registrou em 2019 um total de 912 ligações.

Total de situações resolvidas

O ano somou ao todo 17.571 solicitações. Dessas, foram concluídas 14.557 (82,8%). Em andamento estão 874 demandas (5%) e as demandas ainda não verificadas totalizam 2.140 (12,2%).

Iluminação pública foi o principal motivo de chamadas

A iluminação pública é o principal motivo de chamadas pelo número 156, principalmente com relação aos postes onde a luz está apagada ou possui algum tipo de mau contato. Ao todo, iluminação pública totaliza uma demanda de 9.445 ligações. Logo após vem a questão de fiscalização, com 1.517 chamados, seguida da limpeza com 1.084 demandas solicitadas.

Conheça os números do 159 durante o ano de 2019.

Ligações durante os meses em 2019:

Janeiro – 1626 
Fevereiro – 1531 
Março – 1624 
Abril – 1456 
Maio – 1476 
Junho – 1605 
Julho – 1492 
Agosto – 1372 
Setembro – 1391 
Outubro – 1575 
Novembro – 1341
Dezembro – 1082 

Solicitações por órgão (Os mais frequentes):

Agência de Fomento Econômico 
9.569 

Secretaria de Serviços Públicos 
2.172 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente 
1.888

Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte 
912

Número de situações resolvidas:

Concluídas: 14.557 – 82,8%
Em andamento: 874 – 5,0%
Não iniciadas: 2.140 – 12,2%
Total: 17.571

Solicitações por bairro (Os cinco bairros que mais fizeram ligações através do 156)

Uvaranas – 2.836 
Boa Vista  – 1.764 
Centro – 1.246
Nova Rússia – 1.238 
Jardim Carvalho – 1.182

Soliciatações por assunto (Os cinco mais)

Iluminação Pública – 9.445
Fiscalização – 1.517
Limpeza- 1.084
Pavimentação Definitiva/Asfalto – 876 
Animais – 802

Informações/Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Ponta Grossa