Por Matheus Fanchin
Disponível desde 15 de setembro de 2017, o serviço de atendimento da Prefeitura de Ponta Grossa por telefone tem ajudado diversas pessoas em diversos pontos da cidade. O sistema 156 é uma solução integrada de atendimento, através de um único canal de comunicação que garante aos cidadãos facilidade para obter informações e solicitar serviços.
A reportagem do D’Ponta News realizou um levantamento junto à Prefeitura de Ponta Grossa para conhecer as estatísticas de 2019. Ao todo, 82,2% das ocorrências registradas no ano passado foram resolvidas pelos órgãos competentes.
156 foi muito utilizado ao longo de 2019
De acordo com relatórios da central do 156, o bairro onde há mais solicitações é o de Uvaranas, totalizando em 2019, 2.836 chamados. O mês onde houve mais registros de chamada foi o de janeiro com um total de 1.626 ligações para o serviço de atendimento.
Com relação aos órgãos que são mais chamados, se destacam a Agência de Fomento Econômico (Afepon) com
9.569 chamados. A Secretaria de Serviços Públicos terminou 2019 com um total de 2.172 chamados. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente teve 1.888 registros e, por fim, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte que registrou em 2019 um total de 912 ligações.
Total de situações resolvidas
O ano somou ao todo 17.571 solicitações. Dessas, foram concluídas 14.557 (82,8%). Em andamento estão 874 demandas (5%) e as demandas ainda não verificadas totalizam 2.140 (12,2%).
Iluminação pública foi o principal motivo de chamadas
A iluminação pública é o principal motivo de chamadas pelo número 156, principalmente com relação aos postes onde a luz está apagada ou possui algum tipo de mau contato. Ao todo, iluminação pública totaliza uma demanda de 9.445 ligações. Logo após vem a questão de fiscalização, com 1.517 chamados, seguida da limpeza com 1.084 demandas solicitadas.
Conheça os números do 159 durante o ano de 2019.
Ligações durante os meses em 2019:
Janeiro – 1626
Fevereiro – 1531
Março – 1624
Abril – 1456
Maio – 1476
Junho – 1605
Julho – 1492
Agosto – 1372
Setembro – 1391
Outubro – 1575
Novembro – 1341
Dezembro – 1082
Solicitações por órgão (Os mais frequentes):
Agência de Fomento Econômico
9.569
Secretaria de Serviços Públicos
2.172
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
1.888
Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte
912
Número de situações resolvidas:
Concluídas: 14.557 – 82,8%
Em andamento: 874 – 5,0%
Não iniciadas: 2.140 – 12,2%
Total: 17.571
Solicitações por bairro (Os cinco bairros que mais fizeram ligações através do 156)
Uvaranas – 2.836
Boa Vista – 1.764
Centro – 1.246
Nova Rússia – 1.238
Jardim Carvalho – 1.182
Soliciatações por assunto (Os cinco mais)
Iluminação Pública – 9.445
Fiscalização – 1.517
Limpeza- 1.084
Pavimentação Definitiva/Asfalto – 876
Animais – 802
Informações/Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Ponta Grossa