Sábado, 11 de Maio de 2024

Mais de 98% dos estupros contra crianças ocorrem dentro do convívio familiar, alerta delegada do Nucria, Ana Paula Cunha

2022-03-24 às 11:14

A delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolecente Vítimas de Crimes (Nucria), Ana Paula Cunha Carvalho, participou do programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, nesta quinta-feira (24). Ela alerta que mais de 98% dos estupros contra crianças ocorrem dentro do convívio familiar, em Ponta Grossa.

A Dra. Ana Paula afirma que os casos notificados de estupro aumentam a cada dia no município. “Os nossos números aumentam a cada dia. Mas não é que a violência aumenta, os casos notificados aumentaram, porque nós temos uma delegacia especializada onde as mães, os pais, e as pessoas ao todo têm uma confiança maior  em nosso trabalho, mas essas situações de violência sempre existiram”, declara.

Ela também explica que muitos casos ainda são subnotificados, porque a maioria dos abusos ocorrem dentro da própria casa das vítimas. “A violência contra criança, mais de 98% ela é cometida dentro do convívio familiar, então nem sempre ela é exposta. ‘Porque como eu vou expor o meu pai, o meu avô, meu tio, informar para todo mundo que ele cometeu um abuso?’. Enquanto ele está sendo um monstro para a criança, para a família ele ou ela é aquela pessoa acima de qualquer suspeita”, afirma.

Segundo a delegada, os abusadores não têm um perfil exato, mas a maioria são homens. “Padrasto, avô, tio-avô, irmão, pai”, exemplifica reforçando que por isso é importante que as famílias fiquem atentas. “Não deixe um crime contra a criança e adolescente ficar impune, sabendo de alguma situação, por favor, procure a Polícia Civil e formalize a denúncia. O que não podemos hoje é permitir que crianças e adolescentem sejam passíveis de crimes de atrocidades que temos visto diariamente”, finaliza.

Confira a entrevista completa: