Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Manobra de Heimlich: Enfermeira Laiza Moura explica como realizar a técnica para reverter engasgos em crianças e adultos

2022-05-24 às 12:03

Nos últimos dias, Ponta Grossa registrou casos de bebês que morreram engasgados. Para falar sobre o assunto a enfermeira obstetra Laiza Moura participou do programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na rádio Lagoa Dourada FM, nesta terça-feira (24). A profissional explicou como realizar a manobra de heimlich, técnica utilizada em casos de emergência para reverter engasgos de bebês, crianças e adultos.

A enfermeira explica que as estatísticas são preocupantes porque segundo a Sociedade de Pediatria, cerca de 15 bebês morrem engasgadas por dia no Brasil e, além disso, o engasgo infantil é a terceira causa de mortalidade. “As principais causas de mortalidade por engasgos, em menores de 1 ano de idade,  são por aleitamento e por alimentos. Um estudo publicado pela revista de pediatria mostra que entre 2009 e 2019, 84% dos engasgos foram provocados por alimentos. Essas crianças de 1 a 3 anos são mais vulneráveis nessa fase de introdução alimentar, é uma fatalidade e eu sempre costumo orientar os pais que temos que estar preparados, porque isso pode acontecer a qualquer momento”, afirma Laiza.

A profissional orienta que é preciso tomar cuidado com alimentos mais lisos, como frutas, uva e tomate cereja, por exemplo, mas com a carne principalmente. Em casos em que ocorra engasgo, Laiza explica que o primeiro passo é acionar o serviço de emergência, manter a calma e iniciar a manobra de heimlich. “A manobra é uma técnica que é eficaz tanto para bebês, quanto para adultos também. É uma coisa super simples, fácil de fazer, nos primeiros minutos ainda há possibilidade de reversão”, destaca.

Passo a passo

Em bebês menores de um ano, que ainda seja possível de manter no colo, é necessário segurar o bebê com os dedos firmando a parte da mandíbula e virar o bebê de barriga para baixo, com o corpo em nível acima da cabeça. “Vai fazer cinco compressões nas costas do bebê, e vai virar novamente de barriga para cima, para conseguir visualizar a boca. A primeira coisa que as pessoas fazem é tentar tirar o objeto ou alimento de dentro da boca do bebê, se ele estiver superficial não tem problema, mas se estiver mais profundo, primeiro tem que fazer a manobra para a criança tentar expelir, para não obstruir ainda mais a via aérea. Se não conseguir reverter em alguns minutos, você vai colocar o bebê de barriga para cima sobre uma superfície dura, no chão ou mesa, e vai fazer a manobra com os dois dedos, pressionando entre os mamilos do bebê até o socorro chegar”, explica.

Já para crianças maiores, de 1 a 3 anos, e adultos, a abordagem é realizada por trás da vítima. “Você vai ajoelhar e abraçar por trás. Vai fechar a mão e vai fazer como se fosse uma leve ‘empurrada’ para trás, na altura do estômago da pessoa que está sendo socorrida. Isso faz uma pressão grande e provoca o estímulo da tosse, então a pessoa vai expelir o objeto. Em adultos ainda tem uma técnica de segurar a pessoa com a perna, porque ela pode desmaiar e cair sobre você”, orienta.

Assista a demonstração da enfermeira: 

Laiza Moura ainda alerta que é necessário reverter o medo em conhecimento para saber como agir em situações como esta. “O desespero é um grande desafio, a pessoa entra em estado de choque, fica sem ação e não consegue pensar. A dica é pegar o bebê um dia que estiver brincando, calmo, tenta manusear e fazer os movimentos”, enfatiza.

A enfermeira Laiza também faz consultoria de amamentação e educação de pré-natal com as gestantes com orientações sobre os primeiros cuidados com o recém nascido. Acomapanhe a profissional no Instagram: @consultoria.enflaiza