O Prefeito Marcelo Rangel realizou um pronunciamento oficial sobre as novas determinações do governo municipal referente à prevenção do contágio do novo coronavírus. Segundo o boletim oficial divulgado na tarde desta sexta-feira (20), Ponta Grossa tem 17 casos descartados do Covid-19. Ao todo, são 32 casos suspeitos e 101 casos monitorados – que são aqueles que tiveram contato com os casos suspeitos. Até o momento ninguém apresenta sintoma grave.
“Os casos registrados em Curitiba e Campo Largo nos preocupa muito. Neste momento é hora de tomar decisões mais duras, porque percebemos que muitos em Ponta Grossa se mantém circulando pelas ruas e não respeitando a situação de quarentena. Nos preocupa em relação ao mercados e agências bancárias que continuam lotados. As filas não podem acontecer. a distância mínima entre as pessoas é de 1,5 metro”, disse Rangel.
“Nós iremos restringir a circulação de pessoas aos níveis mais altos. Com isso, não permitiremos mais a abertura do comércio de atendimento popular, até mesmo no comércio de rua. Estamos estendo os decretos. Somente algumas exceções que trabalham por agendamentos, os trabalhos que são feitos digitalmente, por delivery”, esclarece o prefeito.
Marcelo Rangel anunciou que “a partir de hoje fica determinada a suspensão, por 15 dias corridos, a partir das 0h do dia 23 de março dos seguintes estabelecimentos e atividades: Shoppings, galerias e similares. Lojas de comércio varejista e atacadista. Teatros, cinemas, casas de espetáculos e demais locais de eventos. Restaurantes, bares, pubs, lanchonetes, casas noturnas, longes, tabacarias, boates e similares. Clubes, associações recreativas e similares, Academias de ginástica, playgrounds, piscinas, salão de festas de condomínios, Cultos de atividades religiosas e qualquer outro serviço privado não citado no presente decreto”.
Pela quantidade de casos confirmados na cidade de Curitiba, a Guarda Municipal fará o monitoramento nas entradas e saídas da cidade, fiscalizando principalmente veículos provenientes das cidades que tiveram casos positivos. Ponta Grossa contará com uma equipe de controle e fiscalização.
Assista a live com o pronunciamento do prefeito.