Maria Fumaça iluminada passa por PG em dezembro; confira o itinerário | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Maria Fumaça iluminada passa por PG em dezembro; confira o itinerário

2023-11-22 às 13:48
Foto: Divulgação

A partir de 6/12, tradicional locomotiva da década de 50, iluminada especialmente para o Natal, percorrerá 1.200 quilômetros na Malha Sul

As luzes e a magia do Natal vão começar a circular pelos trilhos do Paraná. A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, em parceria com o Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), vão realizar no estado a passagem do Trem de Natal de 6 a 23 de dezembro.

A Maria Fumaça modelo Mallet 204 foi fabricada em 1950 e é a única em circulação na América do Sul. O veículo foi iluminado com 800 metros corrido de mangueiras de luzes de led e vai percorrer 21 municípios. O trajeto começará no dia 6/12 na cidade de Lapa, finalizando em 23/12 no município de Rio Negrinho (PR).

Em todas as paradas da locomotiva histórica haverá a presença do Papai Noel e duendes. E sempre antes da chegada do trem a população poderá conferir gratuitamente as apresentações de orquestras ou grupos locais.

“O programa Rumo ao Natal tem como objetivo mostrar a importância da data para todas as famílias paranaenses. A passagem da locomotiva é aguardada anualmente por diversos moradores dos municípios da Malha Sul. Sempre recebemos mensagens da população em nossas redes sociais perguntando quando o trem iluminado começará sua viagem. A concessionária se sente honrada em poder proporcionar à população momentos inesquecíveis de lazer, alegria e cultura”, afirma Rodrigo Machado Thomaz, gestor de Sustentabilidade da Rumo.

Cuidados e segurança

Para que todos possam assistir à passagem do Trem de Natal 2023 em segurança seguem alguns cuidados essenciais:

– Mantenha distância segura de 15 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;

– Escolha um local seguro para registrar suas selfies e imagens;

– Nunca tente tocar ou subir nas locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados.

– Atenção redobrada às crianças. Pais e responsáveis devem mantê-las em segurança.

Interaja nas Redes Sociais

Para dar visibilidade para essa ação especial, a concessionária convida os moradores para compartilharem seus registros no Trem de Natal. Para isso, basta postar fotos nas redes sociais com as hashtags #TremdeNatal2023 e #RumoaoNatal  e mencionando nos stories de Instagram a @rumologística e @abpf_regionalsul da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 9 terminais de transbordo, está presente em quatro portos e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

da assessoria

Confira abaixo a programação prevista para a locomotiva Mallet 204: