Sábado, 24 de Maio de 2025

Maus-tratos: Cachorro tem o corpo rabiscado em terminal de PG e vídeo viraliza na internet

2022-10-25 às 15:16
Foto: Reprodução/Delegado Matheus Laiola

Um vídeo publicado nas redes sociais, nesta terça-feira (25), pelo delegado de Polícia Civil do Paraná licenciado e deputado federal eleito, Matheus Laiola, mostra um cachorro vítima de maus-tratos em um terminal de ônibus de Ponta Grossa.

As imagens revelam que o cachorro teve o corpo rabiscado com um material não identificado. “A gente não sabe se foi simplesmente uma brincadeira de mau gosto, ou seja, algo que seja fácil de tirar, que não imprimiu dor ao animal ou efetivamente maus-tratos e a gente precisa esclarecer isso”, diz Laiola.

O delegado afirma que fez uma denúncia no telefone 181, que é o disque-denúncia da SESP, e também para a Prefeitura de Ponta Grossa. “Que fique claro que a responsabilidade pelo bem-estar do animal é do Município. E a responsabilidade para investigar quem fez isso é da Polícia Civil”, completa.

Atualização 26/10:

Em nota, a Prefeitura de Ponta Grossa afirma que o animal foi recolhido pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e passou por avaliação e está sob cuidados médicos e está em boas condições de saúde. Confira a nota na íntegra:

“O animal foi recolhido pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e passou por avaliação. Está sob cuidados médicos e está em boas condições de saúde.

Sobre a situação de maus-tratos: o trabalho é realizado, normalmente, em 3 etapas. O primeiro contato em caso de maus tratos deve ser com a Guarda Municipal, através do 153. A segunda etapa consiste no trabalho de avaliação da equipe da Guarda. Quando constatados indícios da situação de maus-tratos, a equipe do CRAR, sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, é acionada para que o médico veterinário para a avaliação da situação do animal. E em terceiro, quando constatado que o animal está sob maus-tratos, o departamento de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente é acionado para as devidas providências, que podem incluir até multa para o tutor

No caso dos animais de rua, a situação é semelhante, com o médico do CRAR também fazendo a avaliação e a medicação, se necessário.

Sobre o recolhimento de animais, a avaliação das condições é feita caso a caso para buscar o melhor encaminhamento”.

Confira o vídeo: