Uma menina de sete meses, afogada com leite, foi salva a partir de orientações prestadas por uma policial militar, via telefone 190, ao solicitante, irmão da vítima. A situação foi registrada no final da tarde de sexta (13), por volta das 17h50, em uma casa da Rua Arenitos, no Jardim Gralha Azul, no bairro Contorno.
A policial militar que atendeu ao telefonema deu orientações à mãe para que ela executasse a manobra da Heimlich, a fim de desobstruir as vias aéreas da criança, o que ela conseguiu fazer com êxito.
Duas equipes da PM foram deslocadas até a casa da mãe da vítima e constataram que a bebê já não estava afogada. Mesmo assim, o Samu foi acionado e verificou que a criança estava recuperada, não sendo necessária remoção a casa hospitalar.
Manobra de Heimlich
A técnica de primeiros socorros consiste em colocar a criança de bruços no antebraço de um adulto com a cabeça em direção ao chão e dar cinco tapas leves nas costas do menino usando os dedos e com cuidado.
Neste tipo de situação, ainda segundo os bombeiros, caso a criança não venha a tossir, chorar ou vomitar o que estava obstruindo as vias aéreas, é preciso repetir o procedimento.
Informações: 1º BPM