Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Mesmo durante a pandemia, Núcleo de Práticas Jurídicas da UniSecal segue auxiliando a comunidade

2021-08-31 às 11:13

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UniSecal é um ambiente onde não apenas os estudantes de Direito têm a possibilidade de estagiar e pôr em prática muitos dos conhecimentos e conceitos obtidos em sala, mas também de gerar retorno de grande importância para a comunidade que cerca o Centro Universitário, conforme nos conta a coordenadora do NPJ, Professora Renata Luciane Polsaque Young Blood.

Segundo a professora, o principal objetivo do NPJ é atender a comunidade vulnerável economicamente, pessoas que não podem pagar por um advogado para os auxiliarem em seus conflitos. Embora o foco seja o atendimento em casos de Direito da Família, algumas situações do Direito Penal também são atendidas. “O NPJ atua em projetos na comunidade aplicando a metodologia dos Círculos de Construção de Paz e em parceria com o CEJUSC-PG realizamos as mediações pré-processuais encaminhado por este órgão”, afirma Renata.

O NPJ da UniSecal foi o único da cidade – e um dos únicos no Brasil – que não paralisou os atendimentos durante a pandemia, migrando todo atendimento e trabalhos para plataformas on-line e via Whatsapp. A demanda de trabalho sobre as equipes que formam o núcleo aumentou consideravelmente, já que muitas pessoas não tinham outros serviços semelhantes para recorrer.

“Após um ano e meio funcionando on-line, esse semestre retornamos de forma híbrida, pois entendemos que o formato on-line é mais eficiente para algumas situações, como é o caso dos alunos que moram em outras cidades e/ou tenham alguma limitação que o impeça de estar presente. Isso acontece também com as partes, que muitas vezes não compareciam às sessões por ser de outra cidade ou porque não conseguiam dispensa no trabalho” comenta a professora.

O funcionamento do NPJ depende da atuação dos alunos da Unisecal para que as atividades aconteçam de várias maneiras, como: no atendimento ao público, redigindo peças processuais, além, de todas as atividades administrativas que são necessárias para o peticionamento ou aplicação dos métodos processuais. “O envolvimento dos alunos permite que eles aprendam no contato com a história das pessoas que o seu papel é colaborar com elas em um momento muito sensível de suas vidas, informando-as e orientando-as, para elas possam tomar as melhores decisões” afirma a coordenadora.

“A UniSecal acredita neste papel educativo de ajudar as pessoas a fazer melhores escolhas para resolver os próprios conflitos. Isso alcança também os projetos de extensão envolvendo os círculos restaurativos na cadeia, hospital, comunidade interna e externa à instituição. O objetivo é colocar à disposição dos alunos e comunidade métodos que valorizam a construção da paz” reforça a professora Renata.

Como entrar em contato com Núcleo de Práticas Jurídicas da UniSecal:

Telefone: (42) 98828-5257

E-mail: [email protected]

da Comunicação UniSecal