O programa Minha Casa Minha Vida para idosos tem como benefício promover o acesso à moradia digna para famílias com renda mensal baixa e com mais de 60 anos, facilitando o financiamento e aquisição da casa própria.
O empréstimo para comprar um imóvel varia de acordo com o perfil de quem faz a solicitação, porém, não basta estar com a documentação em dia ou comprovar a renda. O financiador tem que quitar o saldo devedor no máximo até 80 anos, ou seja, se o indivíduo possui 60 anos, ele poderá financiar por no máximo 20 anos.
Normalmente, para conseguir um financiamento de 35 anos, o limite de idade é 45 anos, caso o solicitante comprove que o preço das parcelas não vá comprometer mais que 30% da sua renda familiar.
Para adquirir um imóvel com o financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida e aproveitar a limite máximo de parcelas que é 420 meses, ou seja, 35 anos, o comprador precisa financiar com a Caixa Econômica Federal até completar 45 anos e seis meses de idade.
Após esse prazo, o número de anos para financiar vai diminuindo conforme o tempo, e o valor das parcelas tende a aumentar. Se uma pessoa com 60 anos idade solicita o empréstimo, deverá quitar em no máximo 240 parcelas, ou seja, 20 anos.
Pessoas com mais de 60 anos podem contar a possibilidade de moradia gratuita, já que o Programa Minha Casa Minha Vida vai dispensar o pagamento das parcelas de imóveis para cidadãos que atendam a algumas regras e condições.
Idosos que recebem o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BCP) poderão ficar aptos a se beneficiar da isenção das prestações. Segundo a jornalista especialista em renda, Laura Alvarenga, a perspectiva é de favorecer 600 mil famílias do Bolsa Família e 150 mil do BPC.
O governo aprovou o orçamento de R$ 13,7 bilhões e o objetivo é atender as famílias com a menor renda e de preferência chefiadas por mulheres.
Há algumas regras para financiar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida, entre elas o valor da renda familiar:
Apresentação de documentos pessoais, comprovantes de residência, renda e estado civil.
Declaração de imposto de renda ou de isenção.
As famílias devem se inscrever no plano de moradias do governo na prefeitura de sua cidade.
Após a inscrição, os dados são validados pela Caixa, que informa sobre a data do sorteio das moradias.
Após a validação do cadastro, é necessário assinar contrato de compra e venda do imóvel, como também o financiamento.