A primeira “Missa da Vovó”, em preparação para o jubileu de 200 anos da Paróquia/Catedral Sant’Ana, será celebrada nesta sexta (26), às 19h. Os convidados para a celebração serão integrantes da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, do Núcleo Santa Paula, em Ponta Grossa. As comunidades da Diocese foram chamadas a participar e responderam prontamente.
A agenda de equipes celebrantes já lotou até o fim do ano. Em setembro, celebram na Catedral fiéis das paróquias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Saúde, ambas também de Ponta Grossa.
O agendamento por parte das paróquias para comemorar o bicentenário da Paróquia/Catedral Sant’Ana foi estendido a todas as comunidades pelo pároco, padre Antônio Ivan de Campos, em junho, quando fez o convite a todos os párocos da Diocese. “Precisamos viver mais a Catedral. Estou convidando os padres para irem celebrar, levando representantes da paróquia, nos dias 26 de cada mês, na Missa da Vovó, para que possamos atrelar novamente a igreja-mãe à cada comunidade, valorizando a identidade de Catedral”, argumentou padre Ivan. O convite se estende de agosto deste ano a agosto de 2023 e, em especial, às paróquias de Ponta Grossa.
As chamadas “Missas da Vovó”, que tradicionalmente ocorrem uma vez ao mês, podem ser celebradas por qualquer paróquia, mediante agendamento. Sempre às 19 horas, a celebração só muda para às 18 horas quando o dia 26 ‘cair’ no sábado. A iniciativa integra as comemorações dos 200 anos da paróquia.
Já agendaram para celebrar na Catedral a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Santa Paula); Nossa Senhora de Fátima (Vila Cipa) e Nossa Senhora da Saúde (Vila Estrela), em setembro; Nossa Senhora do Pilar (Palmeirinha), em outubro; São Jorge (Madureira) e Santa Rita de Cássia (Ronda), em novembro, e, São José/Ponta Grossa (Órfãs), em janeiro de 2023.
Aniversário
De 10 a 14 de setembro, acontece a festa de aniversário da Paróquia Sant’Ana. Nos dias 10 e 11, das 14 às 22 horas, serão montadas barracas na lateral da igreja para a comercialização de pastel, espetinho, docinhos, kafta e bebidas. Dias 12 e 13, a venda será feita das 17 às 22 horas. As missas do tríduo comemorativo estarão acontecendo nos dias 12, 13 e 14, sempre às 19 horas. No dia 14, inclusive, a celebração será em ação de graças pelos 199 anos de Ponta Grossa. Em seguida, acontece jantar, a ‘Noite das Massas’ e leitão à pururuca. Outra missa em ação de graças está marcada para o dia 15, às 17 horas, não só pelos 199 anos da paróquia, mas em honra à Mãe da Divina Graça, padroeira da Diocese.
Pela primeira vez, neste ano, a Diocese de Ponta Grossa e a Paróquia/Catedral Sant’Ana irão participar do desfile cívico do aniversário da cidade. A ideia, a princípio, é envolver todas as pastorais em uma reflexão sobre os quatro pilares da ação evangelizadora: Iniciação à Vida Cristã, Pão, Missão e Caridade. Uma reunião nesta quinta (25), no Centro Cultural, definiria detalhes da participação da Igreja.
da assessoria