Sábado, 28 de Novembro de 2020

MKT Criativo: Consumo online em alta! É bom se adaptar a isso

19/05/2020 às 11:44
Foto: Lorena Pedroso

Estamos em um momento novo no mundo, o qual não estávamos preparados para isso. Tenho certeza que em nenhum planejamento feito para 2020 alguém previu que viveríamos uma pandemia mundial, onde todos seriamos afetados. Ninguém previu que o comercio fecharia e que o fluxo de pessoas nas ruas seria limitado.

Algumas empresas sofreram muito com isso, muitas empresas fecharam e a chance de uma recessão na economia é bem grande. Porém, conseguimos observar que existem algumas empresas que conseguiram se sair bem no meio de toda essa confusão, as empresas que já estavam adaptadas ao digital.

No setor de alimentação, como os restaurantes não podiam abrir, a saída era o delivery e esse mercado conseguiu se aquecer. Algumas empresas já observavam isso e trabalhavam forte com entregas, e com aplicativos, conseguiram se adaptar melhor a tudo isso. Outras empresas que nunca tinham trabalhado com isso se bateram muito mais, e tiveram que aprender em poucos dias o que as outras empresas já vinham aprendendo há um tempo.

O ecommerce também aqueceu nesse período. Muitas pessoas que não estavam habituadas a comprar pela internet aprenderam e, agora, isso deve virar um hábito. Uma vez que o cliente se torna digital, é complicado ele voltar a ser analógico, porque uma barreira foi quebrada.

Tivemos uma explosão de conteúdos digitais nas mídias, as lives bombaram de um jeito inesperado, as pessoas voltaram a ter um apego e uma relação com a musica que fazia muito tempo que não tínhamos. Conseguimos de certa forma reinventar a indústria em um momento de crise.

Setores administrativos de empresas tiveram que experimentar o home office a força e muita gente de adaptou muito bem a esse movimento. Tem volta para o escritório físico agora?

Podemos dizer que o mundo não parou e só continua se movimentando graças ao digital, esse é um novo padrão de comportamento das pessoas, e a tendência é que isso se intensifique ainda mais.

Ótimo. Mas como eu trabalho com tudo isso?

A internet está aí cheia de ferramentas e de oportunidades a disposição, basta se adequar e saber usar isso. Muita gente consegue vender pela internet, aproveitar as ferramentas de marketing e atingir mais pessoas, quebrar barreiras e vender pra quem nunca pensou em vender antes.

Lojas digitais

Em um momento que as lojas físicas trabalham com limitação, por que não trabalhar com uma loja digital? Não precisa nem ser exatamente um ecommerce, você pode expor seus produtos em um modelo de vitrine nas mídias digitais e trabalhar com entrega via delivery. Os celulares hoje em dia têm a capacidade de tirar fotos bem legais e podem resolver um problema de expor o produto. A comunicação com seus clientes através de ferramentas como o WhatsApp ajudam muito também nesse momento.

Atendimentos personalizados

Conversar com o seu cliente através de aplicativos é essencial, ajuda a não ficar longe dele, a mostrar que você está ali funcionando. Com isso, você não deixa ele se afastar, esse atendimento facilita o consumo.

Aplicativos

Esse para o setor de alimentação parece ser o caminho mais natural, mas pode ser bom para outros, como por exemplo a venda de carros. Existem sites especializados nisso, que carregam já consigo um público buscando esse tipo de produto. Posicionar ele ali é um caminho mais curto para gerar negócios, facilita todo o processo.

Educação e consultoria

A videoconferência tomou conta desse segmento, muitas faculdades não pararam por isso. As pessoas continuam tendo aula e isso é ótimo. As empresas de consultoria também se adaptaram bem com a videoconferência, o que fez muitas pensarem se o descolamento é realmente sempre necessário. Existem várias ferramentas de videoconferência e que podem facilitar a vida das pessoas, e que ajudam também na venda de produtos de educação.

Mídias digitais para vender

As mídias digitais são também ferramentas preparadas para venda. Se você tem um celular na mão, pode usar ele para vender o seu produto, aproveitando todo o potencial dessas mídias para gerar negócios.

Olhe para sua empresa: o que você faz hoje que consegue fazer de uma maneira digital?

Olhe para o mercado: o que pode trazer de novo para encaixar na sua empresa e te trazer uma renda extra?

Olhe para sua comunicação: se ela for digital não conseguimos atingir mais pessoas?

O mundo digital está cheio de oportunidades, mesmo na crise, basta nos adaptarmos.

foto: Lorena Pedroso

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