Domingo, 17 de Novembro de 2024

Mulher morre por falta de atendimento médico em Guaragi, segundo a família

2021-08-29 às 16:22

Por volta das 11h deste domingo (29), Francisca de Matos Ferreira, de 65 anos, morreu após sofrer um infarto no Distrito de Guaragi, localizado a cerca de 28 km do Centro de Ponta Grossa.

Segundo relato dos moradores de Guaragi, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, porém a família teria sido informada que não haviam ambulâncias disponíveis no momento.

Na sequência, a idosa foi levada pelos próprios familiares até o Centro de Ponta Grossa, mas ela não resistiu e teria chegado sem vida ao hospital. Os moradores do distrito de Guaragi lamentam a morte de Francisca e reivindicam por um atendimento médico de qualidade na região. “É triste uma situação dessas. Por falta de uma ambulância uma pessoa chegou a ir a óbito”, comenta um morador que preferiu não se identificar.

De acordo com o Serviço Funerário Municipal, Francisca deixa o marido e seis filhos: Andreia, Adriana, Valdirene, Isaque, Gersom e Ezequiel. O velório acontece na Capela Municipal do Guaragi e o sepultamento está marcado para às 14h30 desta segunda-feira (30), no Cemitério de Guaragi.

Atualização: O diretor técnico do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU), Miguel Moraes Martins, afirmou que teriam ambulâncias disponíveis no momento do chamado, porém a paciente já estaria em um veículo se deslocando até a cidade. “Quando o solicitante ligou pedindo ambulância, ele avisou que a paciente já estava em um carro vindo para Ponta Grossa. Porém ele não estava junto com a paciente, por isso seria complicado mandar uma ambulância sem saber direito para quem. O médico orientou e explicou: ‘qualquer coisa peçam ajuda’, Aí eles foram direto. Mas não é que não tinha ambulância, tinha sim”, finaliza Miguel.