Na tarde desta segunda-feira (07), o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Everson Krum, fez uma postagem em suas redes sociais sobre a instalação de mais 10 leitos clínicos na ala COVID-19 do Hospital Universitário dos Campos Gerais, o qual é administrado pela UEPG. “Graças ao esforço da equipe de gestão do HU UEPG e apoio da SESA, foi possível a disponibilização de leitos clínicos Covid”, escreveu.
Everson ainda aproveitou a postagem para desabafar sobre as aglomerações registradas em parques e cachoeiras de Ponta Grossa neste feriado. “Fica um alerta, não adianta leitos clínicos e UTIs, se não houver responsabilidade da população”, desabafou. Ele lembra que, diferente do que muitos argumentam, utilizar transporte público lotado não é a mesma coisa que aglomerar por lazer. “Uma coisa é a necessidade econômica, transporte público para trabalhar e para necessidades essenciais. Outra coisa, completamente irresponsável é aglomeração para lazer no domingo e feriado. Depois não há leito que seja suficiente”, complementa.
Ele também aponta que muitos passaram a normalizar mortes em decorrência da COVID-19. “Muitos estão achando normal que idosos e do grupo de risco estejam morrendo, parece que virou o novo normal morrerem, como ‘vida que segue, eu estou vivo é o que importa'”, coloca
O vice-reitor já havia alertado sobre as possíveis reuniões no feriado. “O Dia dos Pais contribui sim para o aumento de casos. E se novamente não houver um cuidado, como uso de máscara, distanciamento social, higienização, enfim, todos os cuidados já propagados, pode haver uma disseminação do vírus. Por isso, para evitar o aumento de casos de coronavírus é muito importante o cuidado nos feriados”, explicou.
Leia a reportagem completa clicando aqui: “Para evitar o aumento de casos de coronavírus é muito importante o cuidado nos feriados”, afirma vice-reitor da UEPG