Sexta-feira, 26 de Julho de 2024

“Não há profissionais suficientes para o combate da COVID-19 no Paraná”, afirma presidente do conselho de enfermagem

2020-12-04 às 11:52

Nesta quinta-feira (03), o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná divulgou um vídeo nas redes sociais onde a presidente, Simone Aparecida Peruzzo, fala sobre os avanços da pandemia de COVID-19 no estado e faz um apelo para a população.

“Venho em nome dos 108 mil profissionais, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, para fazer um apelo à sociedade: a pandemia não acabou e as medidas preventivas devem, obrigatoriamente, ser intensificadas. Estamos atingindo a capacidade operacional máxima do sistema de saúde. O espaços assistenciais estão sendo ampliados e adaptados, mas o número de profissionais em condições de atuar no enfrentamento da pandemia é insuficiente. Os trabalhadores de saúde estão exaustos física e emocionalmente, em especial a enfermagem que está 24 horas do lado destes pacientes”, declarou a presidente.

Simone ainda pede a colaboração da população para manter os hábitos de prevenção. “O Coren-PR pede o apoio da sociedade para que respeite o distanciamento social, use máscaras, e faça, por favor, a higienização frequente das mãos. Porque em plena pandemia, saibam todos, o direito individual não pode ser soberano à coletividade”, complementa.

Atualmente, o Conselho tem 26.753 enfermeiros inscritos, 58.049 técnicos e 22.507 auxiliares. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), a área da enfermagem é a mais afetada pela COVID-19 entre os profissionais da Saúde: 4.252 trabalhadores já foram diagnosticados com a Covid-19 e 39 profissionais morreram.