Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Rangel garante que mudanças no transporte coletivo não causarão atrasos para os passageiros

2020-06-12 às 10:23

A determinação para que todos os veículos do transporte coletivo circulem apenas com passageiros sentados não deve impedir que a população chegue pontualmente ao seu destino. A medida pode ainda beneficiar o comércio e o próprio sistema de transporte público do município. As afirmações foram feitas pelo prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, na manhã desta sexta-feira (12).

De acordo com o último decreto municipal, que entra em vigor a partir de segunda-feira (15), os ônibus não poderão circular com passageiros em pé. O objetivo é evitar o contágio pelo novo coronavírus e frear a propagação da Covid-19. “O que agente quer é diminuir a aglomeração de pessoas em determinados momentos, mas durante o dia ter o mesmo número de passageiros para manter o sistema”, justifica Rangel.

O prefeito explica que, para isso, o comércio da cidade irá trabalhar com escalas diferenciadas de horário. “Nós mudamos o comércio em quatro escalas de horário diferentes, então um setor não entra em contato com o outro. Separando por horários, nós vamos diminuir o número de pessoas no transporte público nos momentos de pico”, explica.

Rangel lembra que com todos os setores trabalhando no mesmo horário era comum ver os ônibus circulando lotados. “O que acontecia antigamente é que o comércio abria no mesmo horário e todo mundo pegava a mesmo ônibus. O veículo ia embora lotado com muita gente em pé”, diz. “Logo em seguida, chegava o outro ônibus, não tinha passageiro e o veículo circulava praticamente vazio. É isso que nós estamos regulando”, frisa. 

O prefeito garante que, apesar da determinação para que todos os passageiros viagem sentados, ninguém irá chegar ao destino atrasado. “Assim que um ônibus estiver com a lotação máxima, todo mundo sentado, outro veículo já chega logo em seguida. Ao invés das pessoas pegarem o mesmo ônibus lotado, vão ter que esperar um pouquinho, mas é para a segurança de todo mundo”, destaca.

Ele adianta que a Prefeitura Municipal fará um acompanhamento de toda a frota que está disponível para fazer os ajustes necessários. “Pedimos a compreensão e a paciência da população, porque na segunda-feira podem acontecer alguns probleminhas pontuais, mas que a gente corrige imediatamente”, garante.

De acordo com Rangel, as simulações feitas pela Prefeitura mostraram a eficiência das medidas. “A gente acredita que vai dar conta. Nós fizemos simulações no computador e deu certo, agora vamos acompanhar na prática”, salienta.

O prefeito de mostrou entusiasmado com as mudanças. “Se der certo, a gente resolve vários problemas ao mesmo tempo. Se continuar assim, vamos terminar a pandemia com a economia pujante e crescendo. Vamos resolver também o problema do transporte público porque o número de passageiros vai começar a normalizar”, acredita. 

Para Rangel, a aglomeração no transporte público é um dos maiores desafios durante a pandemia de coronavírus. “Se a gente tiver durante o dia todo um fluxo constante de passageiros e as pessoas puderem pegar o ônibus sentadas, vamos resolver também o problema histórico da lotação nos horários de pico”, enfatiza.

O prefeito lembra ainda que o uso de máscara no transporte público continua sendo obrigatório. 

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, comandado por Rangel diariamente na Rádio Mundi FM.