Quinta-feira, 07 de Julho de 2022

Nova diretoria da ACIPG toma posse na próxima segunda (30)

27/05/2022 às 15:48

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) empossa nova diretoria na próxima segunda-feira (30), em solenidade que será realizada no Salão Majestoso do Clube Ponta Lagoa, a partir das 19h30.

A nova diretoria da ACIPG terá como presidente a advogada e empresária Giorgia Bin Bochenek, e Leonardo Puppi Bernardi como vice-presidente. Eles assumem a entidade em substituição a Douglas Fanchin Taques Fonseca, que presidiu a ACIPG nos últimos seis anos.

Giorgia Bin Bochenek ocupou a pasta de Relações Institucionais da ACIPG nesta última gestão, é presidente do Comitê Avança Campos Gerais, empresária sócia da DLunna calçados e bolsas femininas, e sócia do escritório Bin Advogados Associados, Mestre pela Universidade de Coimbra, formada em direito pela Universidade do Oeste Paulista, especialista em Direito Empresarial pela PUC-PR, pós-graduada em Direito do Trabalho pela APEJ e em Direito Aeronáutico pela Universidade Tuiuti do Paraná, pós-graduada em Administração Pública pela PUC-MG. A diretora também já foi coordenadora do programa OAB Cidade – Subseção OAB Ponta Grossa, Presidente do Rotary Club Ponta Grossa Alagados, Presidente do Observatório Social do Brasil -Campos Gerais, Diretora da ACIPG Mulher, Vice-presidente da comissão do Agronegócio da OAB subseção de Ponta Grossa e Secretária da Comissão de Infraestrutura e Sustentabilidade da OAB Paraná.

Ela assume a ACIPG no marco histórico em que a entidade completa cem anos de existência e inaugura a nova sede, um moderno prédio com quase 10 mil metros quadrados e estrutura em que o associado poderá utilizar para reuniões, network, palestras, convenções, entre outros benefícios.

Giorgia e a nova diretoria terá desafios à frente da associação que é uma das mais importantes entidades representativas da sociedade organizada. “A ACIPG representa uma entidade de empresários que são corajosos por empreender no Brasil. As taxas tributárias são altíssimas, e o risco de dar certo é todo dele. Estamos falando de uma classe que gera riqueza e renda na cidade e por consequência colabora no desenvolvimento do mesmo. O papel principal da associação é auxiliar esses empresários a desenvolverem seus negócios, aumentar sua rede de negócios ou o capacitando”, afirma a nova presidente da ACIPG.

A presidência da ACIPG terá ao seu lado 30 profissionais que compõem a nova diretoria, e que buscarão soluções e decisões para o empresariado ponta-grossense. “A verdade é que nunca nos sentimos preparados para assumir um cargo tão importante na sociedade. O principal é cercar-se de pessoas competentes para auxiliar na realização dos trabalhos. A atual diretoria foi escolhida dentro dos quadros da ACIPG, mas com a expertise necessária para ocupar cada pasta. As decisões serão tomadas em conjunto com uma equipe altamente qualificada”, aponta Giorgia Bin Bochenek.

Histórico Douglas Fanchin Taques Fonseca

Douglas Fanchin Taques Fonseca, empresário, representante do agronegócio, proprietário da Iberá Sementes, além de ter ocupado importantes cargos em sociedades representativas da sociedade organizada e do setor produtivo, foi Presidente da ACIPG por dez anos, em três diferentes gestões.

Nos últimos seis anos Douglas esteve à frente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, exercendo o papel de liderança do setor produtivo, e ao lado dos diretores e colaboradores da ACIPG, teve mais de 30 ações de destaque.

Entre as conquistas está a premiação ouro da Federação das Associação Comerciais e Industriais do Paraná. Em seis anos as auditorias do Programa de Certificação da Gestão Faciap apontam que a ACIPG cumpriu 97% das 150 ações estabelecidas pela Faciap. A gestão do presidente Douglas Fanchin Taques Fonseca traçou um plano estratégico com 173 ações, e em seis anos 97% delas foram cumpridas.

Outro marco foi a criação do Comitê Estratégico Empresarial, formado por representantes de diferentes setores da sociedade e que discutiu temas de interesse do município. Uma das ações deste Comitê foi durante as eleições municipais, onde os candidatos ouviram do setor produtivo as principais queixas e propostas.

A ACIPG também criou o Comitê Tributário, um grupo que reuniu especialistas da área contábil, tributária e jurídica, que juntos discutiram o sistema tributário nacional. Destas discussões resultaram ações coletivas que a ACIPG impetrou na Justiça e saiu vitoriosa, recuperando mais de R$ 300 milhões para a região dos Campos Gerais.

A Universidade de Negócios implementada na gestão de Douglas Fanchin Taques Fonseca, foi uma iniciativa pensando na qualificação profissional, ofertando cursos de pós-graduação em parceria com a Unisecal, aliando educação, conhecimento de mercado de trabalho e atualização sobre os temas de maior relevância do mundo dos negócios. A ACIPG também firmou parceria com a UEPG para o desenvolvimento de um departamento de pesquisas de economia, administração e negócios jurídicos, que juntos passaram a proporcionar dados consistentes e com profissionalismo.

Ainda no campo das parcerias, foi desenvolvida uma campanha integrada à Cacicpar, uma ação promocional do comércio entre as 18 associações comerciais e prefeituras da região, cujo objetivo é o desenvolvimento do comércio local.

Foi também durante a última gestão que se deu a renovação do contrato com Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, um marco importante para o comércio e para a entidade.

No rol das ações voltadas para a comunidade, a ACIPG atuou nas discussões a respeito do transporte público, a entidade impetrou uma ação junto ao Ministério Público pedindo a suspensão da concessão dos terminais de transporte público, um projeto que estaria direcionada a uma única empresa, sob um custo muito baixo e danoso para o município.

O contrato de renovação com a Sanepar também foi uma constante preocupação da ACIPG nos últimos anos. Uma proposta de antecipação de renovação de contrato com o município foi analisada minuciosamente por um corpo técnico da ACIPG, que constatou que os valores poderiam ser até dez vezes maiores do que o ofertado pela empresa. Por conta desta movimentação a Prefeitura desistiu da antecipação de renovação e impediu que o município firmasse um contrato prejudicial e que valeria por 40 anos.

O pedágio foi tema de discussões constantes e a ACIPG não somente se posicionou em interesse do setor produtivo, mas também realizou uma iniciativa inédita no Estado, reunindo especialistas e representantes de diferentes segmentos na elaboração de um estudo com propostas de melhorias para os futuros contratos de concessões das rodovias. A implementação do ‘free flow’, a defesa pela menor tarifa e adoção da cobrança pelo quilômetro rodado foram sugestões apontadas pelo estudo feito pela ACIPG.

Composição da nova diretoria da ACIPG

Presidente: Giorgia Enrietti Bin Bochenek

Vice Presidente: Leonardo Puppi Bernadi

Diretor Secretário: Estefano Stemmer Junior

Diretor Financeiro: Bruno Ítalo Ronchi

Diretora de Comércio: Miriam Prado Barbur Carneiro

Diretor da Indústria: Otto Ferreira Neto

Diretor dos Prestadores de Serviços: Fábio Aurélio Nabozni

Diretor de Agronegócios: Edilson Gorte

Diretor de MEI, Micro e Pequenas Empresas: Juliano Kobellache

Diretor de Assuntos Comunitários e Governamentais: Antônio Renato Beltrão Galvão

Diretor de Responsabilidade Social: Rafael de Mello Zanim

Diretor Jurídico: Gustavo Souza Neto Mandalozzo

Diretor de Fomento e Estudos Socioeconômicos: Athos Carneiro de Sá Junior

Diretor de Soluções: Cristiano Junkes

Diretor de Marketing e Comunicação: Guilherme Dias de Almeida

Diretor de Eventos e Assuntos Culturais: Indianara Prestes Matar Milleo

Diretora de Associativismo: Adriana Raquel Lourenço Almeida Mendonça

Diretor de Planejamento Urbano: Jarbas Goes

Diretor de Capacitação Empresarial e Qualificação Profissional: Nelson Ari Canabarro de Oliveira

Diretor de Tecnologia e Inovação: Oséias Gomes de Moraes

Diretor de Patrimônio: Leonardo Mendes Stadler

Diretor de Turismo: Leandro Carlos Ribas

Diretora Mulher Empresária: Camila Teixeira Kluppel

Diretora Jovem Empresário: Thanile Gabriela Ratti

Diretora de Meio Ambiente: Caroline Schoenberger

Diretor de Políticas Públicas: Guilherme Busato de Lima

Diretor de Saúde: Pedro Moyses Soares Jacintho

Diretor de Transportes: Gilson Vitoriano Barreto

Diretor de Novos Serviços: Jean Cesar de Paula Oliveira

Diretor de Comercio Exterior: Jeymisson Bueno de Melo

Diretor de Educação: Osni Mongruel Junior

Diretor de Relações Institucionais: Wilson Souza de Oliveira

CONSELHO DE REPRESENTANTES:

MEMBROS EFETIVOS:

Douglas Fanchin Taques Fonseca

José Eli Salamacha

Gilmar Tadeu Costa Teixeira

Florisvaldo Aparecido Hudinik

Amarildo Antônio Prâmio

MEMBROS SUPLENTES:

Ermar José Toniolo

Marcio Adriano Pauliki

Hudson da Cunha Zanoni

Paulo Roberto Veiga

Marcus Vinicius Bernardi

da assessoria