Sábado, 21 de Setembro de 2024

Novas regras do PIX: Banco Central aprova medidas para 2024

2024-09-03 às 10:24
Foto de Paul Hanaoka na Unsplash

O Banco Central do Brasil anunciou novas regras do PIX para 2024, trazendo alterações no sistema de pagamentos instantâneos amplamente utilizado no país.

Essas mudanças do PIX visam aprimorar a experiência e segurança dos usuários e facilitar os pagamentos.

Novas regras do PIX

O Banco Central comunicou recentemente as novas regras para o PIX. Entre as mudanças estão agendamento de transações e novo limite de valor:

Alteração no limite de valor do PIX em novos aparelhos

A principal mudança é a alteração do limite do valor para PIX feitos em novos aparelhos – computadores e smartphones. A parte de 1º de novembro, esses dispositivos poderão efetuar transferência de somente R$ 200 por vez, com limite diário de R$ 1.000.

Segundo o Banco Central (BC) a ação tem o intuito de garantir mais segurança e prevenir fraudes, tanto para os usuários, quanto para os bancos. Os cidadãos que desejarem realizar transferências de valores mais altos, terão que efetuar o cadastro dos dispositivos junto ao banco, seja por meio do aplicativo ou nas agências bancárias.

PIX Agendado Recorrente

No início de novembro, o Banco Central lançará o PIX Agendado Recorrente. A funcionalidade atualmente é facultativa e será obrigatória nas instituições bancárias.

O PIX Recorrente é uma função que permite fazer pagamentos programados e repetidos, como aluguéis. O usuário agenda os débitos e fornece os dados para a quitação, como valor e destinatário – que pode ser pessoa física ou jurídica.

Diferentemente do PIX Agendado, que vale somente para transferências entre pessoas físicas.

Futuras regras do PIX

Embora não haja um cronograma oficial para essas outras implementações, algumas funcionalidades já são bastante aguardadas pelo mercado:

PIX Automático

O BC adiou o lançamento do PIX automático para o meio do próximo ano. Diferente do PIX Recorrente” o automático só aceitará instruções de pagamento de quem recebe valor e desde que ele seja pessoa jurídica.

Ele será uma alternativa ao débito automático, ou seja, poderá quitar despesas recorrentes, como luz, água, telefone e outras.

PIX por Aproximação

Outra modalidade para novembro deste ano é o PIX por aproximação, porém, ainda será para testes, já o lançamento está previsto para fevereiro de 2025. O usuário precisará vincular sua conta bancária a uma carteira digital, como Google Wallet ou Samsung Wallet.

O objetivo é que não precise acessar o aplicativo bancário toda vez que o cliente queira fazer o pagamento via PIX. No entanto, as instituições bancárias terão que possuir a tecnologia NFC (Comunicação de Campo Próximo, em português) para fazer a transação.

Medidas de segurança para PIX

Além da alteração de limite de valor para novos aparelhos, o Banco Central determinou que os usuários recebam obrigatoriamente notificações em tempo real sobre tentativa de transação não autorizada ou qualquer outra atividade suspeita.

Também aprovou que a espera para o aumento no limite de transações seja de 24 horas, para que os bancos possam averiguar a solicitação.