Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Novo aplicativo Paraná Mais Verde facilita o acesso a mudas nativas dos viveiros florestais do Estado

2022-03-22 às 16:26
Foto: SEDEST

O Governo do Paraná lançou nesta terça-feira (22) o aplicativo Paraná Mais Verde para facilitar e agilizar o acesso da população às mudas produzidas pelos viveiros do Estado. Pelo app é possível solicitar mudas nativas, identificar plantas e conhecer as espécies nativas produzidas pelo IAT. A ferramenta também garante interatividade com os paranaenses, pois é possível postar as fotos dos plantios. É gratuito e poderá ser baixado, em breve, nas lojas Google Play e Apple Store, mas já pode ser acessado por este link.

Criado pelo Instituto Água e Terra, em parceria com a Celepar, o aplicativo foi lançado em evento no viveiro florestal do IAT no Guatupê, em São José dos Pinhais. No encontro houve também plantio de mudas nativas. A nova ferramenta está alinhada ao Plano de Governo de transformação digital para facilitar o acesso da população aos serviços do Estado. Assim, com o app, qualquer cidadão pode solicitar pelo até 100 mudas por ano e ter seu pedido aprovado automaticamente. Nos casos de pedidos acima de 100 mudas, haverá análise técnica para validá-los, conforme dispõe a Portaria IAT nº 386/2020.

CONSERVAR – O IAT possui 19 viveiros e dois laboratórios de sementes que produzem cerca de 3 milhões de mudas ao ano de 100 espécies diferentes, inclusive ameaçadas de extinção, como peroba-rosa, araucária e imbuia. Na solenidade de lançamento, o IAT homenageou funcionários que contribuem para a coleta e beneficiamento de sementes e a produção das mudas. Também firmou o primeiro Protocolo de Intenções para a ação “Apoie um Viveiro”, criada para receber doação de bens, insumos ou serviços que atendam às necessidades dos laboratórios de sementes e viveiros de produção de mudas nativas.

Para o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o primeiro passo para conservar e preservar o meio ambiente é o ato de plantar árvores nativas. “Criamos um conceito no Paraná. Quem nos oferece a perna e o braço para plantarmos é a sociedade, que já percebeu a importância desse ato”, destacou.

Desde 2019, mais de 5,5 milhões de mudas foram distribuídas pelo órgão ambiental. Plantadas, elas representam o reflorestamento de uma área equivalente a 3,3 mil campos de futebol (3,3 mil hectares). Uma das ações previstas no Programa Paraná Mais Verde é o plantio de mudas em datas comemorativas, como nesta terça-feira, Dia Mundial da Água. Até o final do ano, estão previstos plantios de mais 1 milhão de mudas somente nessas datas.

INOVAÇÃO – A criação do aplicativo do Programa Paraná Mais Verde faz parte do processo de transformação digital do órgão ambiental do Estado para envolver toda a comunidade paranaense no reflorestamento ambiental. “A construção de soluções no IAT tem sido uma constante nesses últimos três anos”, afirma o diretor-presidente do Instituto, Everton Souza.

De acordo com ele, a incorporação do órgão na Sedest levantou compromissos com a sociedade e os funcionários, sendo um deles a transformação digital. “Era necessário evoluir nos processos, aumentar a velocidade e darmos respostas para os paranaenses em relação ao funcionamento do Instituto, além de proporcionar para a nossa equipe técnica melhores alternativas de respostas e soluções”, completou.

RESTAURAÇÃO FLORESTAL – A melhoria da gestão ambiental relacionada à restauração florestal é um dos processos incluídos no âmbito do i9 Ambiental (Inovação Ambiental do Paraná), programa desenvolvido pelo IAT para modernizar e unificar dados a fim de agilizar processos relacionados à gestão ambiental, de recursos hídricos e territoriais.

“A intenção é cada vez mais plantarmos e semearmos a restauração ecológica e florestal do Paraná e temos derrubado o discurso de que o Estado não atua na conservação e na preservação. O Governo do Estado mostra que o Paraná volta a ser protagonista na conservação ambiental”, afirmou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

No módulo “Identifique sua espécie” o usuário terá acesso ao projeto “Detetives da Natureza do Paraná”, do Inaturalist, que permite compartilhar imagens da planta encontrada e descobrir mais sobre a espécie.

APOIE UM VIVEIRO – A ação Apoie um Viveiro também integra o Programa Paraná Mais Verde e busca fortalecer a produção de espécies nativas e as ameaçadas de extinção, além de promover a educação ambiental e melhorias de infraestrutura e manutenção dos viveiros estaduais.

Ela foi criada para receber doação de bens, insumos ou serviços que atendam às necessidades dos laboratórios de sementes e viveiros de produção de mudas nativas. A doação, conforme Chamamento Público nº 01/2022, pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas de direito privado, nacionais ou estrangeiras. O Edital de Chamamento Público está aberto para apresentação de propostas até o dia 14 de outubro de 2022. As atividades propostas no plano de trabalho poderão ser executadas pelo apoiador ou através de contratação.

Nesta terça-feira (22), o IAT firmou o primeiro “Protocolo de Intenções” com a Coopertradição, Cooperativa sediada em Pato Branco, no Sudoeste do Estado, que se torna a primeira instituição interessada em apoiar os viveiros. Atualmente, são mais de 1.870 associados à Cooperativa.

HOMENAGENS – A produção de mudas, em todas as fases do processo, conta com uma equipe especializada nos viveiros florestais e laboratórios. Diante disso, para marcar a inovação do aplicativo, o IAT homenageou funcionários que ao longo de décadas contribuíram para este trabalho.

Nascido e criado em Bocaiuva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, José Vieira de Deus foi o pioneiro na função de coleta de sementes de árvores nativas do Paraná, um trabalho delicado. Ele seleciona sementes de mudas nativas diversas, entre pinheiro, pitanga, araçá, imbuia, que são encaminhadas para beneficiamento nos laboratórios até virarem as mudas para distribuição final.

José conta que com 35 anos de trabalho não é possível calcular quantas sementes já coletou, mas são milhares. “É no Paraná inteiro que essa coleta é feita por mim. Tenho o maior orgulho de chegar até aqui sendo homenageado neste momento. Quero, mesmo aposentado, continuar ajudando os funcionários do Estado”, disse. Atualmente, o órgão estuda como o substituir na função, já que sua aposentadoria é garantida.

Também foi homenageado Antônio Zaqui, funcionário aposentado do Escritório Regional do IAT de Campo Mourão, que trabalhou no beneficiamento de sementes até abril de 2016. Ele ingressou no órgão em 1980. Maria de Lurdes Bielick, viveirista do Escritório Regional em União da Vitória, recebeu honraria por cuidar até hoje do viveiro florestal, com 62 anos de idade e 35 anos de registro no órgão ambiental. O viveirista Izaur de Oliveira foi homenageado por coordenar as funções no viveiro florestal de Ponta Grossa ao longo de 26 anos.

da AEN