Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Geral

Novo programa “Acredita Exportação” do Governo Federal vai impulsionar empresas durante tarifaço de Trump

Iniciativa do governo garante devolução de 3% do valor exportado e é uma das medidas para apoiar o setor de alimentos.

há 4 meses

Redação

Publicidade
Novo programa “Acredita Exportação” do Governo Federal vai impulsionar empresas durante tarifaço de Trump
BOLETIM TARIFAÇO - Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (04/08/2025) , o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, detalharam um plano de contingência para apoiar o setor de alimentos diante das novas tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos. A reunião, que ocorreu às 14h, contou com a presença de diversos representantes do agronegócio e de ministérios, como a Casa Civil, Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Pesca, Fazenda e o MDIC.

Plano de Contingência e Acredita Exportação

Alckmin anunciou que o governo está finalizando um "plano de contingência" que incluirá diversas medidas, como crédito e a possibilidade de compras governamentais, para auxiliar os setores afetados. Ele ressaltou que 45% das exportações brasileiras para os EUA já foram excluídas da taxação, enquanto 20% estão sob a alíquota 232, que é igual para todos os países. O desafio agora é trabalhar para reduzir a alíquota ou excluir os 35% restantes. O vice-presidente destacou a entrada em vigor, a partir de hoje, do programa "Acredita Exportação". Este programa é um "reintegra de transição" que garante a devolução imediata de 3% do valor exportado para micro e pequenas empresas. O pedido do setor empresarial na reunião foi estender esse benefício também para as médias e grandes empresas.

Busca por Novos Mercados e Situação do Pescado

O ministro Carlos Fávaro complementou as informações, afirmando que o governo está focado em abrir e retomar novos mercados para diversificar as exportações brasileiras. Ele mencionou que o Brasil já abriu 398 novos mercados. O ministro citou a União Europeia e o Reino Unido como boas oportunidades, especialmente para o setor de pescado, que teve bloqueio sanitário no passado. Segundo Fávaro, o Reino Unido já finalizou o protocolo sanitário, e agora é uma "ação mais política para formalizar a reabertura desse mercado". Fávaro também comentou sobre a gripe aviária, que levou 32 ou 33 países a fecharem seus mercados para o Brasil. Atualmente, esse número foi reduzido para sete ou oito, com quatro mercados importantes que ainda compram do Brasil. As negociações com a China, a União Europeia e o Chile, que estão prontos para retomar as compras, podem "praticamente zerar o impacto comercial" da gripe aviária.

Galeria de Imagens:

Publicidade

Leia também

Beto Preto reforça que não há casos de intoxicação por metanol no Paraná, mas alerta para cuidadosSegundo secretário estadual, a situação está sendo acompanhada de perto pela Vigilância em Saúde do Paraná
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Novo programa “Acredita Exportação” do Governo Federal vai impulsionar empresas durante tarifaço de Trump | D'PontaNews