Quinta-feira, 28 de Março de 2024

O cuidado com as vacinas dos pets

2021-08-02 às 11:22

Uma das doenças mais conhecidas entre os animais domésticos, a raiva pode ser transmitida para o ser humano e pode ser fatal. O contágio se dá pelo contato de vírus presente na saliva e nas secreções do animal infectado, principalmente pela mordida. Apesar de não ter tratamento, a raiva pode ser prevenida por meio da vacinação. “Por se tratar de uma zoonose, esta é uma doença tão difundida. Mas, além dela, há outras que também devem ter a atenção dos tutores”, diz a médica-veterinária Fabiana Avelar, Gerente de Produto para Animais de Companhia da Zoetis.

“A vacinação deve acontecer a partir das primeiras semanas de vida do animal. E na fase adulta, a prevenção deve ser feita anualmente, ao longo de toda a vida”, completa Fabiana. O protocolo vacinal para cães inclui prevenção contra cinomose, hepatite infecciosa, parvovirose, leptospirose, parainfluenza e coronavirose. Traqueobronquite infecciosa, giardíase e raiva também fazem parte.

Para gatos, a recomendação é que sejam vacinados para rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e para a bactéria Chlamydia psittaci, além da leucemia felina e a raiva. “São as vacinas que garantem a proteção ao animal, pois estimulam o sistema imunológico a cada aplicação”, enfatiza Alexandre Merlo, Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis.