Quinta-feira, 28 de Março de 2024

“O famoso ‘pé chato’ é normal, porém depende da intensidade”, alerta ortopedista infantil Dr. Eduardo Mattos

2022-05-25 às 11:46

O médico Dr. Eduardo Mattos, especialista em ortopedia infantil, e a empresária Giovana Giostri participaram de um bate-papo sobre o desenvolvimento ortopédico das crianças durante o programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na rádio Lagoa Dourada FM, nesta quarta-feira (25).

Dr. Eduardo explica que a ortopedia infantil abrange todo o processo de desenvolvimento músculo-esquelético dos pacientes. “Das crianças dentro da área da normalidade, a maior parte das consultas são relacionadas aos membros inferiores, o pezinho, eixo da perna, forma de andar, pouca habilidade, quedas frequentes. São as queixas mais frequentes da infância, quando a criança ainda é pequena”, pontua.

Dúvida frequente entre as famílias com crianças com até 6 anos de idade, Mattos cita o pé plano valgo, popularmente conhecido como ‘pé chato’. “Existem formatos variados da forma de pisar, porém na infância praticamente todas as crianças vão ter o pé um pouco para dentro, que é o famoso ‘pé chato’, é normal, porém depende da intensidade”, argumenta. Ele afirma que antigamente as pessoas acreditavam que todas as crianças com o ‘pé chato’ precisariam utilizar a bota ortopédica para corrigir o que achavam ser uma doença. Porém, com o tempo, este conceito foi flexibilizado. “O pé plano valgo, que é o nome técnico, é comum a todas as crianças, porém quanto mais elástica ela é, mais visível ela se torna. Este é um processo fisiológico, até os cinco, seis anos todas as crianças vão ter, alguns pouco perceptíveis e outros muito por serem bem mais elásticos”, explica.

O médico ainda destaca que outros problemas ortopédicos podem ser encaminhados pelo próprio pediatra, que avalia a distância entre os tornozelos, joelhos e o aspecto do pé. “Conforme alguns parâmetros técnicos a gente define se é usar só um calçado adequado, ter cuidados posturais. Uma das coisas que os antigos falavam, e que funciona bem, é andar na areia, andar na grama descalço, isso ajuda a fortalecer a musculatura de dentro do pé, que vai ajudar muito no desenvolvimento”, completa.

Calçado adequado

Como o pé é a base de todo o corpo, o calçado é fundamental para sustentar e estabilizar a criança, evitando quedas frequentes e futuros problemas ortopédicos, segundo Dr. Eduardo. “O instinto materno é sempre comprar o mais leve ou mais molinho, que supostamente é mais confortável. Mas se a criança é muito elástica e o calçado é muito molinho, o pé vai entortar o calçado, que entorta o pé, que entorta a perna, não dá estabilidade e a criança cai mais. Não precisa ser aquela bota esteticamente feia com o custo elevado e extremamente duro. Mas não pode ser tão molinho e algumas linhas tem calçados que possuem estrutura de solado para suportar o pezinho”, enfatiza.

A empresária Giovana Giostri, responsável pela Bibi Calçados Ponta Grossa, afirma que o desenvolvimento de calçados específicos para as crianças é uma das maiores preocupações da marca. “Os calçados da Bibi todos são feitos com ortopedistas, pediatras, designers, eles têm essa preocupação de fazer o calçado só para criança. Muitas marcas têm calçados desde as crianças até o adulto e o calçado infantil é muito diferente do calçado pro adulto, ele tem toda uma particularidade. A Bibi se especializou somente nesse nicho para poder dar atenção para as crianças”, destaca.

Diferente das botas ortopédicas utilizadas antigamente, Giovana conta que a marca criou o ‘Bibi para todos’, “um calçado que pode ser usado com a órtese, inclusive é bom para a palmilha também. Ele é todo de zíper, abre inteiro, aceita a órtese e você pode por o calçado por cima. Ele sustenta e é um calçado bem legal, as crianças ficaram bem contentes. Para as que não usam a órtese, ele também é bem legal porque ele tem o contraforte mais firme”, conclui.

Acompanhe Giovana Giostri nas redes sociais: @gigiostri

Confira a entrevista completa: