Sábado, 14 de Dezembro de 2024

Cirurgia plástica: “O importante é que a pessoa se olhe no espelho e se sinta bem”, diz médico Dr. Victor Mauro

2023-02-24 às 13:18

O médico e cirurgião plástico Dr. Victor Mauro participou do programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (24).

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Victor Mauro aponta que, atualmente, cerca de 85% dos pacientes que o procuram no consultório são mulheres e apenas 15% são homens. Ao todo, 90% dos procedimentos são por estética. “As mulheres são vaidosas, diferente dos homens. Elas são muito exigentes, se arrumam para as outras mulheres também”, observa. Para ele, “o importante é que a pessoa se olhe no espelho e se sinta bem”.

Ele avalia que médico e paciente devem estar bem alinhados com relação às expectativas sobre o procedimento, para que não ocorram frustrações. “Tudo é questão de expectativa e realidade. Não pode colocar a expectativa do paciente lá em cima, porque o resultado às vezes pode não ser tão rico. A expectativa tem que estar a par com o resultado. O médico precisa ser honesto com o paciente e explicar para ele que às vezes aquela vontade que ela tem não é possível, a gente pode chegar ‘no meio do caminho’, é um contrato que o médico precisa fazer com o paciente”, esclarece.

Queixas recorrentes

Os pacientes que procuram o médico relatam queixas variadas, mas abdômen e prótese mama são as mais recorrentes. “A prótese de mama é uma cirurgia que está sofrendo uma mudança, muita paciente que tem prótese há anos, me procura para tirar, porque mudou o perfil, hoje o perfil é a mama é um pouco menor”, diz.

Dr. Victor Mauro explica que existem várias marcas de próteses de silicone no mercado, importadas e nacionais, e a escolha vai depender de vários fatores. “No geral todas são boas, temos diferentes formas de cobertura, a prótese pode ser lisa, pode ter rugosidade, e as próteses com macro textura, que tem uma capa por fora que parece uma espuma. É lógico, cada um tem os seus gostos, varia da experiência do médico e do caso de cada paciente”, afirma.

Com relação à cirurgia do abdômen, cada caso deve ser analisado individualmente. O médico também observa que o procedimento passa por mudanças ao longo dos anos. “A moda do biquíni muda o corte que a gente vai fazer. Estava na moda há cinco anos atrás, as mulheres usavam o biquíni como uma ‘tanguinha’, agora está voltando a moda da asa delta, os biquínis estão mais altos, então quando vou fazer o desenho da cirurgia, me pedem para subir o corte um pouco mais”, revela.

O médico também comenta sobre as cirurgias de definição de músculos, como a ‘lipo HD’. “Eu fiz em alguns pacientes que vão na academia, que querem fazer uma definição, podemos fazer no peito, modelamos músculo do braço. Mas mulher por exemplo, que não gosta de fazer academia de jeito nenhum, não dá pra fazer musculatura, acho que não é pertinente”, opina.

Confira a entrevista completa com o Dr. Victor Mauro: